Franca registrou 1.084 casos de furto no primeiro trimestre de 2025, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. As ocorrências se distribuíram entre os meses de janeiro (398), fevereiro (332) e março (354), encerrando o período com uma ligeira queda de 1,1% em relação ao mesmo intervalo de 2024, quando foram registrados 1.096 casos.
Além dos furtos, foram contabilizadas 124 ocorrências de roubo de veículo, número um pouco inferior ao registrado no ano anterior, que somou 126 casos, uma redução de 1,6%.
Também foram registrados 281 casos de lesão corporal dolosa, um aumento de 6,8% em relação aos 263 casos do mesmo período de 2024. Em contrapartida, os registros de lesão corporal culposa por acidente de trânsito apresentaram queda expressiva: passaram de 244 no ano passado para 171 neste ano, o que representa uma redução de quase 30%.
O número de estupros registrados no primeiro trimestre de 2025 chegou a 21 casos. Destes, 13, o equivalente a 61,9%, foram classificados como estupro de vulnerável, ou seja, crimes cometidos contra menores de idade ou pessoas incapazes de consentir.
No que diz respeito aos crimes mais graves, o município registrou um total de 10 ocorrências relacionadas a homicídios no período, sendo cinco homicídios dolosos (quando há intenção de matar) e cinco tentativas de homicídio. Em 2024, esses números foram mais altos: sete homicídios consumados e sete tentativas, totalizando 14 casos. A comparação revela uma queda de 28,6% nas ocorrências desse tipo de crime.
Os dados mostram que, embora Franca tenha conseguido reduzir ligeiramente os furtos e as ocorrências de homicídio, ainda enfrenta desafios no controle de crimes violentos, como as lesões corporais dolosas, que continuam em alta.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
2 Comentários
-
ALEXANDRE CESAR LIMA DINIZ 30/05/20251,1% nos faz sentirmos morando na Suécia. Quantos ferro-velhos foram investigados e fechados? Ou alguém acha que o receptador desses produtos é o Magazine ou as Casas Bahia? O acampamento do pcc entre a São Sebastião e o Tropical ainda funciona? -
Sebastião 30/05/2025É o frio, com esse tempo os nóias ficam mais recolhidos e furtam menos do que nas noites quentes, mas, por outro lado, eles bebem mais corotes e brigam mais entre eles tbm. Quando passar o inverno voltam ao normal.