Dez cidades da região de Franca reuniram-se, a partir de seus produtores rurais e lideranças políticas, na Secretaria Estadual de Segurança Pública, em São Paulo, na manhã desta segunda-feira, 19. A motivação da reunião deve-se à solicitação de reforço policial em áreas rurais durante o período da colheita de café.
O encontro foi promovido pela deputada estadual Delegada Graciela (PL) e teve duas etapas. A primeira foi uma conversa entre a deputada, os diretores da Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas), Carlos Sato e José de Alencar, e o secretário Guilherme Derrite, sobre a preocupação com o aumento dos casos de furto e roubo de café.
“O setor cafeeiro tem papel fundamental na geração de empregos e renda em nossa região. Mas, ao mesmo tempo, os produtores enfrentam sérias ameaças à sua segurança. É urgente o reforço do policiamento rural”, disse a delegada.
Em resposta aos fatores inicialmente informados, Derrite prometeu medidas para melhorar a segurança nas zonas rurais, além de apontar investimentos feitos em prol da questão.
Já na segunda etapa, prefeitos e vereadores das cidades reuniram-se com técnicos da Secretaria Estadual de Segurança Pública para apresentar as demandas de seus municípios. São dez cidades (Buritizal, Pedregulho, Restinga, Itirapuã, Jeriquara, Ribeirão Corrente, Patrocínio Paulista, Altinópolis, Brodowski e Franca) cujos representantes estiveram no encontro, todas solicitando atenção especial para o patrulhamento rural, com ações voltadas à prevenção de crimes e à proteção das famílias que vivem e trabalham no campo.
Para este ano, os produtores esperam uma boa safra; cerca de um milhão de sacas devem ser colhidas, com perspectivas de aumento nas exportações e fortalecimento da economia local.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.