
José Carlos Brigagão do Couto deixará a presidência do Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca) após 20 anos. Com a justificativa de que é “hora de renovação”, o atual mandatário será substituído por Carlos Roberto de Paula (Calçados Kissol) ou Toni Hajel (TH Shoes), que encabeçam suas chapas na disputa pelo cargo.
As eleições ocorrerão nos dias 20, 21 e 22 de maio, das 8h às 16h, na sede social do Sindifranca, na rua Dr. Cecim Miguel, 2760, no Parque Moema. O vencedor precisará ter maioria simples dos votos (50% + 1 voto).
De acordo com o artigo 32 do Estatuto Social, é eleitora toda empresa associada que, na data da eleição, estiver quite com as obrigações e em plenas condições de gozo dos direitos sociais, legais e estatutários, desde que sua filiação tenha ocorrido no prazo mínimo de 90 dias antes da data da eleição; ou seja, só poderá votar quem se associou até 20 de fevereiro. Atualmente, o Sindifranca tem 114 associados, e destes, somente 76 terão direito ao voto.
O resultado da eleição será divulgado em 22 de maio. Como o atual mandato termina em 15 de junho, o sucessor assumirá em 16 de junho. A nova gestão comandará o sindicato até 15 de junho de 2028.
As chapas
A chapa vencedora ocupará 13 cargos distribuídos entre o Conselho Diretor (presidente institucional, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º e 2º secretário, 1º e 2º tesoureiro) e o Conselho Fiscal (1º conselheiro, 2º e 3º conselheiros e seus respectivos suplentes).
O empresário Carlos Roberto de Paula, atual 1º vice-presidente da gestão de José Carlos Brigagão, encabeça a Chapa 1. Já a Chapa 2 é presidida por Toni Hajel. Carlos é dono da Calçados Kissol, fundada em 1973, enquanto Toni é proprietário da Calçados TH Shoes, criada em 2012.
Confira abaixo os presidentes e vice-presidentes das chapas:
- Chapa 1: Carlos Roberto de Paula – Calçados Kissol (candidato a presidente institucional); Edmara Balatore – Calçados Balatore (candidata a 1ª vice-presidente) e Cíntia Ribeiro Pinheiros – Calçados Stylo Shoes (2ª vice-presidente).
- Chapa 2: Toni Hajel – TH Shoes (candidato a presidente institucional); Wilson Antunes Cintra Júnior – Calçados Perlatto (1º vice-presidente) e Antônio Alves de Castro – Calçados JP (2º vice-presidente).
José Carlos Brigagão
O atual presidente não ocupa cargo em nenhuma das chapas. Brigagão foi presidente do Sindifranca entre 1983 e1986, e 2008 e 2025. Ele se orgulha do tempo a frente da instituição. “Foi uma honra ser o representante institucional do seguimento mais importante da economia de Franca, além de poder participar da diretoria da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados)”.
Durante sua gestão à frente do sindicato, Brigagão destacou importantes conquistas, como a obtenção, junto ao INPI, do reconhecimento da Indicação Geográfica na espécie Indicação de Procedência para os calçados, sendo essa a primeira da indústria brasileira. Em 2015, liderou a inauguração da nova sede do sindicato e a criação do Instituto Cidade do Calçado. Também articulou a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que caiu de 12% para 7% e, posteriormente, de 7% para 3,5%, beneficiando o setor calçadista.
“Sinto-me realizado em poder servir a cidade que me acolheu e poder dizer que hoje Franca é conhecida como a capital dos calçados masculinos, com reconhecimento pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) de Indicação de Procedência com repercussão nacional e internacional”, finalizou.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
2 Comentários
-
Francano 07/05/2025Vamos sair dos anos 80 e parar de viver de passado! A indústria está precária e sem expectativas nenhuma de crescimento! Salários de fome, zero benefícios e condições muito ruins e desumanas... As maiores saindo de Franca e o ecommerce têxtil tomando conta... Aguardemos ansiosos por melhores tempos! Chapa 2 com certeza é melhor, oposição há este mais de 20 anos de mesmice!
-
Sapateiro 07/05/2025Que notícia maravilhosa! Que venha gestores mais humanos, empreendedores e com visão não apenas política, mas voltada para o desenvolvimento do setor! E que principalmente valorize financeiramente a mão de obra na indústria! Chega de patrões multimilionários e funcionários passando fome e com condições precárias! Sei que é utopia, mas mudanças sempre são bem vindas...A panela que era o sindicato só trazia benefícios para alguns poucos...