Um terreno localizado na avenida Heitor Villa-Lobos, no bairro Campo Belo, em Franca, tem sido motivo de preocupação para os moradores do conjunto habitacional Bernardino Pucci. O espaço, que deveria estar limpo e cercado, foi transformado em um ponto de descarte irregular de lixo e entulho.
As imagens enviadas ao Portal GCN/Sampi mostram acúmulo de resíduos domésticos, móveis velhos, galhos secos e até restos de construção civil. Além do aspecto de abandono, moradores temem os riscos à saúde pública, como a proliferação de insetos, escorpiões e animais peçonhentos. O local também pode servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“É um descaso com a comunidade. Vivemos ao lado de um lixão, com mau cheiro e riscos para as nossas crianças. Precisamos de uma ação urgente”, relatou uma moradora que preferiu não se identificar.
O Departamento de Vigilância em Saúde informou que já identificou o proprietário do terreno e que ele foi notificado conforme prevê a legislação municipal. Segundo o órgão, o responsável terá o prazo de 15 dias para realizar a limpeza do espaço.
A Prefeitura de Franca reforça que o descarte irregular de lixo em terrenos baldios é crime ambiental e orienta a população a fazer o descarte correto de resíduos em um dos Ecopontos da cidade. Veja os endereços:
- Ecoponto City Petrópolis – avenida São Pedro, 1.200, City Petrópolis;
- Ecoponto Jardim Luiza – avenida Ida Zero Zaninelo, 2.501, Jardim Luiza;
- Ecoponto Jardim Portinari – avenida Hotto Paiva, 1.341, Jardim Portinari;
- Ecoponto Parque das Esmeraldas – rua Geraldino Augusto Machado, 411, Parque das Esmeraldas.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Antonio Cardozi 06/05/2025descaso com a comunidade....; de certo que foi o a prefeitura quem jogou esse lixo aí, não foram os próprios moradores não..., só no Brasil mesmo, é o poste urinando no cachorro