
A região próxima à Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Franca, localizada na Rua Irênio Greco, no bairro Vila Imperador, tem sido alvo constante de criminosos. Frequentadores da instituição relatam uma onda de furtos nos arredores.
Estudantes, professores e funcionários da Fatec estão assustados com a frequência dos delitos. Os relatos indicam a região não bem monitorada, facilitando a ação de bandidos, que aproveitam a vulnerabilidade do local para cometer furtos a veículos, celulares e outros pertences.
"Já vi colegas tendo celulares levados na saída da aula. A gente sai sempre com medo, principalmente à noite, porque a rua é muito insegura", conta Ana Luiza, aluna da faculdade.
A situação se agrava no período noturno, quando o movimento diminui e a escuridão se intensifica. Um outro estudante relatou a equipe do portal GCN/Sampi, que a motocicleta de dois de seus colegas foram roubadas nessa última semana.
“Nós precisamos de mais segurança aqui no bairro, mais polícia, não sei o que pode ser feito, mas desse jeito não pode ficar. Essa semana mesmo roubaram a moto de uma aluna aqui na porta da faculdade, isso tem sido frequente, nem estudar em paz podemos mais", relatou um outro aluno da faculdade que preferiu não se identificar.
Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança Pública destacou que Franca registrou queda nos principais indicadores de criminalidade nos primeiros meses de 2025, atribuindo essa redução a ações integradas entre as polícias Militar e Civil, com uso de inteligência, tecnologia e reforço no policiamento ostensivo. Ainda assim, os usuários da Fatec afirmam que a situação no entorno da faculdade não reflete esses dados e pedem ações pontuais para combater os crimes recorrentes na região.
Confira a nota na íntegra:
A cidade de Franca registrou redução nos principais indicadores de criminalidade nos dois primeiros meses de 2025, resultado de ações integradas das forças de segurança. O policiamento ostensivo e preventivo realizado pela Polícia Militar na cidade é constantemente reavaliado e direcionado para reforçar a presença policial nas áreas com maior incidência de crimes. Paralelamente, a Polícia Civil tem intensificado as investigações com foco na desarticulação de grupos criminosos, utilizando recursos de inteligência e tecnologia. Como resultado desse trabalho, os roubos em geral apresentaram queda de 21,18% no primeiro bimestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os furtos também registraram redução, com recuo de 3,59%. No mesmo período, 725 pessoas foram presas ou apreendidas no município. Além disso, 86 veículos foram recuperados e 18 armas de fogo foram retiradas de circulação.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
2 Comentários
-
Paulo Fernando 04/05/2025O Estado não da conta de manter boa segurança nas ruas, a saida seria o senhor Alexandre Ferreira investir na GCM, porém, ele não tem esse interesse.
-
Xing Ling 04/05/2025A cidade inteira está assim....entregue ao abandono e assim permanecerá até 2028, no mínimo. Fruto da inconsequência eleitoral do cidadão francano que colocou esse nobre ser chamado Alexandre Ferreira na administração municipal.