A estiagem em Franca começou um poucpo mais tarde neste ano. Em 2024, a cidade, não soube o que foi chuva signifativa entre 12 de abril e 12 de outubro, experimentando seis meses de seca. Neste ano, choveu na cidade até o dia 27 de abril. Mas, apesar de precipitações por mais tempo, o volume nos primeiros quatro meses de 2025 é menor que o registrado no mesmo período de 2024.
Segundo dados divulgados pela Defesa Civil de São Paulo, o acumulado de chuvas nos primeiros quatro meses de 2025 em Franca, apresenta uma redução considerável em comparação com o mesmo período de 2024. Neste ano, foram registrados 600 milímetros de chuva entre janeiro e abril, uma queda de aproximadamente 14% em relação aos 700 milímetros acumulados no ano passado.
Apesar do volume mais elevado em janeiro de 2025 (250 mm), os meses seguintes tiveram menos precipitação. Em contraste, o ano de 2024 teve fevereiro e março bastante chuvosos, com 256 mm em cada mês.
A estiagem de 2024 começou precocemente, em 13 de abril, enquanto neste ano a previsão indica o início do período seco apenas a partir de 30 de abril, prolongando a temporada de chuvas.
Outro destaque é a previsão de queda nas temperaturas. Os termômetros devem registrar, nesta semana, a menor mínima do ano, chegando aos 14°C, valor que não era observado desde o ano passado, marcando a transição para o outono mais frio.
Previsão do tempo para os próximos dias
Segundo dados da Climatempo, os próximos dias serão marcados por tempo estável e temperaturas amenas. Confira:
- Sexta-feira (2/5): Sol e poucas nuvens. Mínima de 15°C e máxima de 25°C.
- Sábado (3/5): Tarde com muitas nuvens, mas sem previsão de chuva. À noite, céu nublado. Mínima de 14°C e máxima de 26°C.
- Domingo (4/5) O dia promete sol com muitas nuvens e clima seco. Mínima de 16°C e máxima de 25°C.
A tendência é de continuidade do tempo firme, com temperaturas amenas, característica do início da estiagem e da entrada de massas de ar mais frio. Não há previsão e chuva pelo menos até o dia 16 de maio.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.