
A família da idosa Cecília Felismino Alves, de 77 anos, está mobilizando amigos e as redes sociais em uma corrente de solidariedade para doação de sangue. Internada na Santa Casa de Franca, Cecília passou por uma cirurgia delicada e precisou ser reencaminhada ao hospital por conta de uma infecção.
Segundo a neta, Jéssica Reis, a idosa caiu em uma calçada no dia 14 de março, na cidade de Cristais Paulista, onde mora atualmente. Na ocasião, foi realizado um raio-x, mas a fratura no fêmur só foi confirmada no dia 17. A cirurgia foi feita no dia 25, com alta no dia 27. No entanto, uma infecção pós-operatória exigiu nova internação em 11 de abril e, desde então, ela passou por dois novos procedimentos de limpeza na região operada.
“Esses procedimentos fizeram ela perder muito sangue. Por isso, os médicos pediram para a gente falar para as pessoas doarem. O sangue da minha avó é O+. É só chegar no Hemocentro e falar o nome dela. Mas, mesmo que as pessoas tiverem outro tipo de sangue, é importante doar e não deixar o banco de sangue ficar baixo, pois muitas pessoas precisam e uma doação pode salvar várias vidas", afirma Jéssica.
A idosa, que morou por mais de 30 anos em Franca e sempre foi doadora de sangue, permanece internada, sem previsão de alta.
“Caso as pessoas não possam doar, que coloquem ela em suas orações. Toda energia positiva é bem-vinda”, conclui a neta.
Como doar
As doações podem ser feitas diretamente no Hemocentro de Franca, na avenida Hélio Palermo, 4.181, Recanto do Itambé, de segunda a sábado. É necessário apresentar um documento com foto.
Os horários de atendimento para doação de sangue são de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13hr, e aos sábados, das 7h às 11h. O horário estendido, das 7h às 19h, é adotado na primeira e na terceira quarta-feira do mês.
Os doadores devem ter entre 18 e 69 anos. Menores de 18 anos podem doar somente acompanhados de um responsável legal, e a primeira doação deve ser realizada antes dos 60 anos. Homens devem pesar mais de 50 kg e mulheres, mais de 51 kg.
Caso a doação seja feita após o almoço, é necessário aguardar três horas. Nos primeiros horários do dia, deve-se evitar o jejum. Além disso, é proibido ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.