
Franca acompanha uma tendência crescente no Brasil: o aumento do número de cães adotados por famílias. Em apartamentos, casas ou condomínios, os cães tornaram-se verdadeiros membros da família. Mas, junto com o afeto, vem a responsabilidade de oferecer bem-estar e uma rotina equilibrada a esses animais.
É nesse contexto que os serviços de dog walker (passeador de cães) e pet sitter (cuidador de animais) vêm ganhando destaque em Franca. Essas funções surgem como alternativas essenciais para famílias com rotinas atribuladas que desejam proporcionar mais saúde física e emocional aos seus cães.
“Hoje em dia, a maioria dos cães sofre de ansiedade, tristeza e obesidade. Isso tudo pode ser resolvido com um simples passeio diário de uma hora”, explica Gabrieli Cristina da Silva Oliveira, 27 anos, dog walker e pet sitter em Franca. Ela ressalta que os cães precisam andar, correr e explorar novos ambientes, algo fundamental para a saúde e o comportamento deles.
Mesmo em bairros tranquilos, muitos cães permanecem o dia inteiro em casa, sem estímulos físicos ou mentais. “Quando não gastam energia, eles podem desenvolver problemas como depressão, lambeduras compulsivas e até doenças de pele”, alerta Gabrieli.
Com formação voltada para a psicologia canina, genética e comportamento animal, Gabrieli entende bem as necessidades dos pets. “Todo cão, independentemente da raça ou porte, carrega em sua genética o instinto de lobo. Eles têm a necessidade natural de caminhar em matilha, explorar, farejar. Isso é essencial para a saúde física e mental.”
Além dos passeios, o serviço de pet sitter também tem crescido na cidade. É ideal para momentos em que a família precisa viajar e não pode levar o animal de estimação. Nesse caso, o profissional mantém a rotina do pet, oferecendo alimentação, carinho e companhia em seu próprio ambiente, evitando o estresse.
Amanda Bonora, de 27 anos, é cliente de Gabrieli e viu no serviço uma solução para o momento mais delicado de sua rotina. “Acabei de ter um bebê, e com a chegada dele ficou muito difícil dar conta de nossos cachorros como antes. Além disso, temos compromissos e viagens em que eles não podem ficar sozinhos. Gabi entrou em nossa vida e facilitou tudo. Nossos pets estão bem cuidados, ativos e felizes, e nós, muito mais tranquilos.”
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.