
O Procon de Franca registrou mais de 1.473 atendimentos no primeiro trimestre de 2025, sendo as cobranças indevidas por instituições financeiras o principal motivo das queixas. Segundo o coordenador do órgão, Walmir Della Motta, grande parte dos atendimentos é destinada a pessoas com mais de 60 anos.
Só em janeiro foram contabilizados 526 atendimentos, 20% deles relacionados a cobranças não autorizadas. “A maioria dessas reclamações é feita por aposentados e pensionistas que notam descontos indevidos diretamente nas folhas de pagamento, muitas vezes realizados por associações, sindicatos e cooperativas. Há casos com mais de 35 descontos por mês”, explicou Della Motta.
A aposentada mãe de Rita de Cássia Marques de Souza foi uma das vítimas. “Houve dois descontos indevidos na aposentadoria dela. Viemos até o Procon para pedir orientações e solicitar os contratos. Sem esse apoio, estaríamos perdidas”, contou.
Nos meses de fevereiro e março, o número de atendimentos somou quase mil, mantendo uma média de 50 a 60 reclamações diárias.
Além das cobranças financeiras, o Procon também destaca outras queixas frequentes, como problemas com serviços de água, energia elétrica, telefonia e compras pela internet. Entre os principais problemas nas compras online estão o não recebimento do produto e fraudes em sites falsos.
“É essencial que o consumidor esteja atento e evite fornecer dados pessoais, principalmente os idosos. Sempre que possível, é recomendável estarem acompanhados em visitas a instituições financeiras”, alertou Della Motta.
O atendimento do Procon Franca acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na alameda Vicente Leporace, 4.655, Parque dos Pinhais, em Franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3721-4757.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.