
Apesar da cassação dos diplomas pela Justiça Eleitoral da 155ª Zona Eleitoral de Pedregulho, a vice-prefeita de Jeriquara, Franciele Marquesini, e o vereador Marciel Vieira Rodrigues, conhecido como "Ponin da Borracharia", seguem normalmente no exercício de seus mandatos.
Segundo a Justiça Eleitoral, ambos permanecem nos cargos porque ainda cabem recursos em instâncias superiores. Isso significa que a cassação só será efetivada após trânsito em julgado, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recurso.
A cassação foi determinada por decisão proferida no último dia 11 de abril, após o reconhecimento de fraude à cota de gênero nas eleições de 2024. A sentença apontou que o PDT, partido ao qual Franciele e Ponin pertencem, teria utilizado uma candidatura fictícia de mulher para burlar a legislação eleitoral. Como consequência, todos os votos da sigla foram anulados, e os eleitos perderam seus mandatos.
A sentença também decretou a inelegibilidade por oito anos de Franciele Marquesini, que é presidente do PDT em Jeriquara, de Manoel José de Oliveira (secretário do partido) e de Ithayanara Costa dos Santos, identificada como a suposta candidata fictícia.
A situação ainda poderá provocar alterações na composição da Câmara Municipal de Jeriquara, com a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário após a anulação dos votos do PDT.
A equipe da vice-prefeita Franciele Marquesini afirmou que ainda não foi oficialmente notificada da decisão judicial. "Estamos aguardando essa notificação para iniciar o processo de recurso e, a partir disso, liberar uma nota", informou a assessoria.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.