QUAL SUA OPINIÃO?

60% dos francanos acham serviços a moradores de rua péssimos

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Sampi/Franca
Pedro Baccelli/GCN
Barraca de moradores de rua em frente ao Centro Pop, na Vila Formosa, em 2023
Barraca de moradores de rua em frente ao Centro Pop, na Vila Formosa, em 2023

A abordagem da Prefeitura de Franca em relação aos moradores de rua — como era de se esperar — não está agradando a população. Ela não apenas desagrada, como também é rechaçada. Uma pesquisa da Ágili, encomendada pelo portal GCN/Sampi, mostra que 60,60% dos francanos consideram péssimos os serviços municipais voltados ao atendimento da população em situação de rua.

A avaliação negativa vai além do “péssimo”. Outros 17,5% consideraram os serviços públicos para moradores de rua como “ruins”, e 13,9% os classificaram como “regulares”. Apenas 6,1% disseram que os serviços são “bons”, enquanto 1% os avaliou como “ótimos” — mesmo percentual dos que não souberam ou preferiram não responder.

A desaprovação se equipara entre os sexos: 60,4% dos homens e 60,7% das mulheres consideram a situação péssima. A rejeição também é alta entre os mais velhos: 65,3% dos que têm 35 a 44 anos, 62,9% do grupo entre 45 e 59 anos, e 65,7% dos que têm 60 anos ou mais. Nas duas últimas faixas etárias, ninguém avaliou como “ótimo” - o índice foi de 0%.

Pessoas com o ensino médio completo são as mais pessimistas, com 63,3%, quando comparadas aos indivíduos de diferentes níveis de escolaridade. A região Sul apresenta o maior índice de insatisfação, com 67,4%, seguida pela Zona Leste (60,7%), Centro (59,7%), Norte (57,9%) e Oeste (55,1%). Independentemente da renda familiar, todos os grupos votaram predominantemente em “péssimo”.

Assistência social

A insatisfação com a abordagem aos moradores de rua não afetou a avaliação dos francanos sobre os serviços municipais de assistência social, embora esses temas estejam diretamente relacionados.

Os pesquisadores perguntaram, de maneira geral, como a população classifica os serviços públicos de assistência social. Os entrevistados responderam que são bons (33,80%), seguidos de regulares (30,70%), péssimos (9,50%), ruins (6,80%) e ótimos (3,60%). Não souberam ou não quiseram responder totalizaram 15,60%.

A Secretaria Municipal de Ação Social é responsável por programas que atendem a população em situação de rua, como o acolhimento noturno, a oferta de passagens gratuitas para o retorno das pessoas aos seus municípios de origem e o Espaço Dignidade, conhecido como "Centro Pop", localizado na Vila Formosa.

Mas atua em diferentes outras frentes, como atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade, com distribuição de cestas básicas, gerenciamento dos Creas (Centros de Referência de Assistência Social); CadÚnico (Cadastro Único), que controla o acesso a programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteirinha do Idoso, Auxílio Gás, entre outros.  acessProgramas Sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteirinha do Idoso, Auxílio Gás; além de gerenciar o Fundo Municipal de Assistência Social, o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente; Fundo Municipal da Pessoa Idosa e o Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência; entre outras funções.

A pesquisa

A Ágili Pesquisas realizou 575 entrevistas por telefone entre os dias 31 de março a 3 de abril de 2025 em Franca. Participaram moradores da cidade acima dos 16 anos. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

6 Comentários

  • Darsio 11/04/2025
    Perguntem a esses mesmos entrevistados se conhecem os programas e espaços oferecidos pelo poder público, pois tenho profundas dúvidas de que conhecem. Essas pesquisas de opinião pública devem se analisadas com muita cautela, até porque a sociedade está repleta de ignorantes, profundamente alienados.
  • Wilson Silva 11/04/2025
    Si tá tão ruim assim é só voltar pra cidades deles, ou arrumar um emprego....Esses que ficam no Centro Pop, vivem melhor que muitas famílias de trabalhadores que não têm apoio nenhum, é só o salário do mês pra comer, pagar aluguel, água e luz e outras despesas que tem em casa.
  • Stardust 11/04/2025
    Mas claro que o serviço da prefeitura é péssimo. O normal é que todo serviço seja péssimo. Mas não esqueçamos que quem tem parcela de culpa nisso ai é o MP e a DPE/SP Pra quem sabe ler, um pingo é letra!
  • Plínio 11/04/2025
    Quem pode avaliar os serviços são os usuários. O que essa pesquisa mostra é que a sociedade francana é contra esses serviços, isso sim. A sociedade acha que tem que tirar as pessoas à força das ruas, mas não é bem assim que funciona as coisas.
  • ALEXANDRE CESAR LIMA DINIZ 11/04/2025
    60% dos francanos não fazem a menor ideia do excelente trabalho feito pelo Centro Pop.
  • Freitas 11/04/2025
    Na verdade o que as pessoas acham péssimo é que a prefeitura e o Ministério Público permitem que as pessoas ocupem espaços públicos sem serem incomodadas. Enquanto isso, a sujeira e os crimes aumentam e a população que paga impostos não pode ter paz nem dentro de casa muito menos na rua.