
O drama de pacientes à espera de vagas de internação na rede pública parece não ter fim em Franca. Um idoso sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e está internado provisoriamente no Pronto-socorro Municipal "Dr. Álvaro Azzuz" há cinco dias, aguardando transferência.
O paciente que aguarda transferência é o aposentado Augusto Steingreber Júnior, de 80 anos. Ele deu entrada pronto-socorro no sábado, 5, às 16h, e desde então se encontra na unidade de saúde.
Inconformada com a situação, a família já não sabe a quem recorrer. “Meu pai está internado desde sábado e não consegue uma vaga. Ele teve um AVC silencioso. Aquilo ali acaba com a pessoa. Ele precisa fazer exames complementares. É preciso tirar ele urgente do ‘Janjão’. Ele tem 80 anos”, disse a filha do aposentado, Karina Lima Steingreber, operadora de caixa, 50 anos.
A Secretaria de Saúde de Franca informa que o paciente foi inserido no Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo), de gestão estadual, que gerencia o acesso aos leitos nos hospitais da região conveniados ao SUS e aguarda liberação de vaga pela Secretaria Estadual de Saúde, sendo assistido pelas equipes médica e de enfermagem.
A reportagem acionou a Secretaria Estadual de Saúde para esclarecer a demanda de vagas na cidade que afeta pacientes, que ficam aguardando vagas até por uma semana para transferência, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.