Uma publicação do Clube Castelinho, feita no dia 14 de março nas redes sociais, gerou indignação entre bandas e músicos de Franca e segue repercutindo negativamente. O clube, um dos mais tradicionais da cidade, anunciou a iniciativa "Novos Talentos Castelinho", oferecendo a artistas locais a oportunidade de se apresentarem em seus eventos, mas sem cachê – ou seja, sem qualquer pagamento pelo trabalho.
“O Castelinho quer conhecer novas bandas! Você tem uma banda e sonha em tocar no Clube Castelinho? Chegou a sua chance! Estamos abrindo espaço para bandas se apresentarem em nossos eventos, sem cachê, mas com a oportunidade de mostrar seu talento para o público do clube”, dizia a publicação.
O post ainda sugeria que a apresentação poderia servir como vitrine para futuras contratações, incentivando os interessados a enviarem materiais de suas bandas.
Revolta e críticas nas redes sociais
A proposta não foi bem recebida e gerou mais de 120 comentários negativos. Diante da repercussão, o clube desativou os comentários da publicação, impedindo novas interações.
Entre as críticas, músicos e internautas compararam a oferta a outras profissões e ironizaram a iniciativa.
Vini Frade: "Já sei, já que os profissionais não querem baixar o mesmo cachê que recebem há cinco anos, vamos chamar bandas novas que querem oportunidade. Aqui é o Castelinho, uma vitrine para esses músicos! Vamos ser tão bonzinhos que nem vamos cobrar pra eles tocarem aqui".
Juninho Abrão: "Peça para médicos fazerem cirurgias gratuitas também. Outra sugestão: doem os salgados e refrigerantes para experimentarmos. Quem sabe a gente gosta e consome numa outra oportunidade? Melhor ainda, deixem todos os francanos frequentarem o clube sem pagar mensalidade".
Tales Wesley: "É sério isso? Castelinho podia oferecer comida, piscina, fisioterapia e quadras de graça também. Estou à disposição para experimentar".
Roger Costas: "Posso frequentar o clube sem pagar também? Dou a oportunidade de vocês divulgarem o clube pra mim" .
Vinicius Carilo: "Essa diretora artística deveria trabalhar com stand-up".
Outro lado
Em nota, o Clube Castelinho afirmou que a intenção nunca foi a de desvalorizar a classe artística de Franca e reforçou que a intenção é a de abrir espaço para novos talentos. Confira a nota na íntegra:
1. Sobre o objetivo do projeto:
“O Projeto Novos Talentos foi criado com a intenção de abrir espaço para artistas que ainda não tiveram a oportunidade de se apresentar em um palco como o do Clube Castelinho. A gente recebe muitas mensagens de bandas e músicos querendo mostrar seu trabalho. Esse formato permite que eles sejam conhecidos pelo público e pela nossa equipe artística.”
2. Sobre as críticas recebidas:
“Entendemos as preocupações levantadas e respeitamos muito a opinião dos músicos e dos representantes da classe. Jamais foi nossa intenção desvalorizar o trabalho artístico. Pelo contrário, o projeto nasceu como uma porta de entrada, uma chance para artistas se destacarem e futuramente serem contratados com cachê. É um modelo que já vimos funcionar em outros lugares e pode ser uma grande vitrine para quem está começando.”
3. Sobre a valorização dos artistas:
“O Clube Castelinho tem um compromisso com a valorização da cultura e dos artistas locais. Ao longo dos anos, contratamos diversas bandas e músicos para eventos e shows, sempre com remuneração justa. O Novos Talentos não substitui esses eventos. Ele é um espaço adicional, focado em quem busca essa primeira oportunidade.”
4. Considerações finais:
“De forma alguma o Clube Castelinho deseja desrespeitar os artistas. Nosso palco está aberto para todas as bandas e artistas de Franca e região, seja para as sextas de Happy Hour, os domingos musicais ou outros eventos. E nesses casos, como sempre fizemos, as apresentações são remuneradas, reconhecendo e valorizando o talento dos nossos músicos.
Então, o Projeto Novos Talentos tem como propósito ampliar a diversidade de vozes e estilos no nosso palco, oferecendo uma oportunidade para artistas que ainda não tiveram essa experiência. Não se trata de substituir apresentações remuneradas, mas sim de criar um espaço adicional onde novos talentos possam mostrar seu trabalho, ganhar visibilidade e, futuramente, serem contratados e remunerados para os eventos no Clube Castelinho.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
5 Comentários
-
Luis. 09/04/2025Que vergonha hein dirigentes do castelinho... -
José 08/04/2025Quer ser sócio? Mas, sem mensalidade!!!! -
Stardust 08/04/2025O \"Castelinho\" está se achando a elite dos clubes... Misericórdia...Não coloco o pé lá nem se me pagar! -
Julinho do Ingá 08/04/2025Bom demais, não sou músico mas penso que, aos que não se interessarem bastaria não candidatar. Em poucas pesquisas cansamos de ver músicos consolidados dizerem que quando começaram (e veja, o projeto é para músicos iniciantes e sem oportunidades) se cansaram de tocar de graça ou por cachês diminutos mas ao invés disso o que vemos são pessoas que não fomentam em nada a arte e a músicas atacando o clube e sua estrutura pela iniciativa. É o tempo onde todos precisam opinar, inclusive eu. Finalizo citando o poeta contemporâneo: Quem não é visto não é lembrado. BROWN, Mano. -
francasogargalhada 08/04/2025Esse nem é isso tudo mais kkkk