CUIDADO

Climatempo emite alerta de chuvas de até 100 mm em Franca

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Leonardo de Oliveira/GCN
Céu visto da praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Franca
Céu visto da praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Franca

O Climatempo emitiu alertas para fortes chuvas no Leste e Sul do estado de São Paulo. Na região de Franca, são esperados até 100 milímetros entre esta quinta-feira, 3, e sábado, 5, devido a uma frente fria que está passando pelo Sudeste do país. O volume pode atingir até 350 milímetros no litoral paulista.

A faixa de atenção, de 50 a 100 milímetros, abrange as regiões de Campinas, Franca, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e Sorocaba. Para a região da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba, a previsão é de 100 a 150 milímetros (alerta). São esperados de 150 a 200 milímetros em Caraguatatuba e São Sebastião (perigo). Já a região de Ubatuba está em estado de perigo extremo, com projeção de 250 a 350 milímetros. Veja abaixo:

Volumes que obrigaram a Defesa Civil do estado de São Paulo a montar um gabinete de crise para fornecer pronta resposta à população em caso de emergências provocadas pelas chuvas. A ação está prevista até domingo, 6, com representantes das concessionárias de energia, de abastecimento de água e órgãos públicos para monitorar a situação em tempo real e coordenar ações preventivas com os municípios.

Franca

Caso a previsão se concretize e caiam cerca de 50 milímetros, Franca ficará próxima de atingir a média histórica de chuva para abril. Até o meio-dia desta quinta-feira, o município já havia recebido 15 milímetros dos 77,7 milímetros esperados para o quarto mês do ano.

O Climatempo não foi o único instituto a emitir alerta de chuva para Franca. Dois avisos meteorológicos foram publicados pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia): perigo potencial (amarelo) e perigo (laranja) para chuvas intensas.

O aviso tem duração até às 10 horas desta sexta-feira, 4. “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, diz o alerta.

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários