
A Apae de Franca recebeu um reforço financeiro para ampliar o atendimento a pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A deputada estadual Delegada Graciela (PL) destinou R$ 1,9 milhão para dobrar a capacidade da ala de autismo, além de outros R$ 700 mil para a entidade como um todo. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 2, no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.
A instituição atende cerca de 160 autistas nas áreas de saúde e educação. O espaço tornou-se insuficiente diante da crescente demanda, tornando necessária a sua ampliação. O presidente da Apae, Paulo Henrique Ferreira, celebrou a conquista e agradeceu à deputada pelo compromisso contínuo com a instituição. “Vamos dobrar a capacidade de atendimento aos autistas. Nosso muito obrigado à deputada Graciela por sempre estar ajudando a Apae”.
Os investimentos estão sendo utilizados para custeio, compra de equipamentos, veículos e instalação de placas solares, reduzindo os custos com energia elétrica à metade.
"O respeito começa pela inclusão. Que possamos ampliar nossos esforços por um mundo mais acolhedor e inclusivo. Sou muito grata por poder colaborar com a Apae. Contem sempre comigo", afirmou a deputada.
Caminhada pela conscientização do autismo
Além do investimento financeiro, a entidade também realiza ações de conscientização. Nesta quarta-feira, a instituição promoveu uma caminhada no Parque de Exposições "Fernando Costa", nos períodos da manhã e da tarde. A iniciativa reuniu colaboradores, atendidos e familiares, todos vestidos de azul, cor símbolo da conscientização sobre o autismo.
O evento contou ainda com atividades educativas, como a confecção de cartazes e um mural especial sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Às 14h, uma mobilização especial ocorreu na recepção central da Apae de Franca.
Atualmente, a unidade de Franca atende gratuitamente mais de 1,3 mil pessoas da cidade e de 11 municípios vizinhos, sendo reconhecida nacionalmente pela excelência dos serviços prestados à população com deficiência. O Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista da instituição acompanha diretamente 86 alunos, além de outros 78 alunos com TEA matriculados na escola da Apae.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
francano 02/04/2025teve vereador em Franca que prometeu caso ganhasse, doar todo seu salário para instituições que cuidam de crianças especiais. Hoje é vereador e esqueceu da promessa.