'SURPREENDENTE'

Hemocentro de Franca recebe quase 1.500 bolsas de sangue um mês

Por Giovanna Attili | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Hemocentro Franca
Equipe do Hemocentro de Franca
Equipe do Hemocentro de Franca

O Hemocentro de Franca divulgou, no início deste mês o balanço da quantidade de bolsas de sangue captadas em março. A razão pata esse aumento considerável seria as diversas campanhas realizadas em prol de pacientes que necessitavam de doação.

A agente de Captação e Comunicação Social do Hemocentro de Franca, Elaine Gimenes expressou, em nota, a gratidão da instituição e se refere aos números de março com uma “coleta surpreendente”.

“Viemos a público expressar nossa imensa gratidão à população que, neste mês de março, colaborou de forma extraordinária para alcançarmos uma coleta surpreendente. Esse resultado se deve, em grande parte, às diversas campanhas realizadas em nome de pacientes que precisavam de doação. Quando a necessidade tem um nome e um rosto, as pessoas se sensibilizam de maneira impressionante”, citou a nota

Foram 1.482 bolsas de sangue recolhidas somente em março, número que supera os totais de janeiro e fevereiro, que ficaram em 1.127 e 1.185 respectivamente. O número também bateu a meta estabelecida pelo Hemocentro como expectativa de bolsas de sangue mensais: 1.250 bolsas.

“Há muito tempo não atingíamos um volume tão significativo de doações. O impacto disso vai além dos pacientes diretamente envolvidos nas campanhas. Graças a essa mobilização, muitas outras vidas também foram beneficiadas, pois cada doação representa esperança e a chance de salvar alguém. [...] queremos apenas agradecer, de coração, a cada pessoa que fez a diferença neste mês de março. Vocês foram essenciais para esse resultado!”, explicou.

Hemocentro de Franca: como doar? 

Apesar do grande número no mês de março, o Hemocentro de Franca reforça a necessidade de manterem o banco de sangue sempre abastecido, incentivando as pessoas a continuarem procurando por eles para efetuar sua doação.

“Sabemos que a necessidade é constante, e por isso seguimos pedindo o apoio de todos para manter nosso banco de sangue sempre abastecido", concluiu a nota.

As doações podem ser feitas no próprio Hemocentro, localizado na avenida Hélio Palermo, 4.181, no Recanto do Itambé. Os horários de atendimento para doação de sangue são de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13hr, e aos sábados, das 7h às 11h. O horário estendido, das 7h às 19h, é adotado na primeira e na terceira quarta-feira do mês.

Os doadores devem ter entre 18 e 69 anos. Menores de 18 anos podem doar somente acompanhados de um responsável legal, e a primeira doação deve ser realizada antes dos 60 anos. Homens devem pesar mais de 50 kg e mulheres, mais de 51 kg. Caso a doação seja feita após o almoço, é necessário aguardar três horas. Nos primeiros horários do dia, deve-se evitar o jejum. Além disso, é proibido ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários