MAIS UM 'PORCALHÃO'

Descarte ilegal de lixo revolta moradores na zona sul de Franca

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Redes Sociais
Homem jogando lixo em local inapropriado no Residencial Tellini
Homem jogando lixo em local inapropriado no Residencial Tellini

O descarte irregular de lixo tem sido um problema recorrente no Residencial Tellini, em Franca. Moradores do bairro ao lado, o Parque Santa Hilda, denunciam que, apesar de limpezas frequentes, o local volta a acumular resíduos de forma indevida, gerando transtornos à comunidade e ao meio ambiente.

De acordo com relatos enviados por moradores, um indivíduo foi flagrado descartando um sofá velho na subida da Chafic Facury, na entrada do bairro Residencial Tellini. O local havia sido limpo recentemente, mas a ação irresponsável contribuiu para que outros também utilizassem a área como depósito de lixo. "Já limparam duas vezes e está parecendo um lixão de novo", desabafou um dos denunciantes.

A reincidência do problema gera revolta entre os moradores, que pedem medidas mais rigorosas para conter o despejo ilegal. “Será que dá para divulgar para esse ‘porco’ ficar famoso por jogar lixo onde não deve?”, ironizou um dos denunciantes, demonstrando indignação com a situação.

O descarte irregular de resíduos é um problema ambiental sério, podendo causar contaminação do solo, proliferação de insetos e doenças, além de comprometer a estética e a valorização do bairro.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Nicola Rossano Costa, disse recentemente em entrevista ao portal GCN/Sampi que um mapeamento mostra 109 pontos de descarte irregular de lixo na cidade. “Se distribuirmos em cinco regiões da cidade, são (pelo menos) 20 lixões em cada uma. Há locais que a gente (Prefeitura de Franca) limpa duas vezes por semana e, de modo geral, uma vez por semana. É um trabalho muito intenso para combatermos, junto com a empresa responsável pelo contrato, e, principalmente, para pensarmos em um trabalho de educação ambiental”.

A Prefeitura de Franca iniciou na última semana a instalação de câmeras de vigilância para combater o descarte irregular de lixo na cidade. Os equipamentos serão posicionados em locais conhecidos como “pontos viciados”, onde há recorrência desse tipo de infração ambiental.

Local correto para descarte

Franca possui quatro pontos para o descarte regular de inservíveis, chamados Ecopontos. Confira os endereços:

  • City Petrópolis, na avenida São Pedro, 1.200 - (16) 3030-2985
  • Jardim Portinari, na avenida Hotto Paiva, 1.341 - (16) 3030-7557
  • Parque das Esmeraldas, na rua Geraldino Augusto Machado, 411 - (16) 3030-7020
  • Jardim Luiza, na avenida Ida Zero Zaninelo, 2.501 - (16) 3030-7492

Além disso, restos de poda e jardinagem podem ser descartados no antigo aterro sanitário, localizado na avenida Sidney Romeu de Andrade, no City Petrópolis. O local recebe resíduos verdes de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

4 Comentários

  • GILMAR SOUZA COSTA 4 dias atrás
    Moro na Avenida Santa Clara, a quantidade de lixo jogados no canteiro central da avenidae nos terrenos baldios é impressionante, acho que todos os terrenos baldios que pessoas compram para especularem tinham que fazer muros e calçadas com isso melhoraria muito os descartes de lixo, se não tem dinheiro para murarem e fazerem as calçadas vendam para quem tem condições. Com a palavra os Srs vereadores, quem tem a coragem de fazer um projeto a respeito?
  • Kleber 4 dias atrás
    No Residencial Parque dos Coqueiros que fica próximo do Tellini também está assim, o bairro é novo, não tem nem 1 ano que liberaram para moradia e já está um verdadeiro lixão. Todos os moradores estão revoltados com esses porcos que vem jogar lixo aqui! Quero saber quando a prefeitura vai instalar as tal câmeras de monitoramento aqui.
  • Janete de Oliveira 5 dias atrás
    Infelizmente aqui em Franca o descarte de lixo irregular em terrenos ou no caso da reportagem na rua é um problema...eu tenho um terreno no Noêmia quando acabo de limpar, volto na outra semana...os porcalhões já jogaram lixo...e seu não limpar quem leva a multa sou eu...vai precisar de muitas câmeras espalhadas pela cidade...ou canais de denúncia contra esses porcalhões.
  • Márcio 5 dias atrás
    Esses porcalhões tanto sabem que estão fazendo coisa errada que saem de seus bairros para jogar lixo em outros longe de onde moram. Essa cidade precisa virar um big-brother com câmeras monitorando todo canto e multas pesadas para esse bando de mal-educado que só pensa em si.