ESPERA ANGUSTIANTE

Avô faz apelo por vaga para neto com suspeita de meningite

Por Hevertom Talles | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Márcio Cândido, de 46 anos, e o neto de 4 meses que está internado provisoriamente no PS Infantil
Márcio Cândido, de 46 anos, e o neto de 4 meses que está internado provisoriamente no PS Infantil

A luta de um avô pelo neto doente chegou às redes sociais e escancara a realidade de quem espera por vaga. Márcio Cândido, de 46 anos, está em desespero enquanto vê o pequeno, de apenas 4 meses, lutar contra uma suspeita de meningite no Pronto-socorro Infantil de Franca.

Nesse domingo, 23,  o bebê deu entrada na unidade com sinais preocupantes da doença. A família aguarda, aflita, por uma vaga na Santa Casa. O pedido de transferência foi feito, mas, mesmo diante da gravidade do caso, a liberação ainda não aconteceu.

"Eu estou desesperado! A cabeça dele está inchada, a moleira está inchada, e ele não para de gritar de dor. Um grito tão angustiante que as próprias enfermeiras estão abismadas. Eles pediram a vaga e não estão liberando a vaga para ele ir para a Santa Casa. Ele precisa ir urgente para a Santa Casa", desabafa o avô.

Em um vídeo, publicado nas redes sociais, Márcio descreve emocionado o sofrimento do neto e a impotência de não poder fazer nada, além de esperar.

Na tarde desta segunda-feira, 24, às 13h, a mãe do bebê enviou um áudio confirmando que ele continua sendo assistido no pronto-socorro e recebendo medicação, mas o quadro ainda é alarmante. "Ele chora muito", relatou.

A Prefeitura de Franca e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo foram procuradas para esclarecer o motivo da demora na transferência, mas até a publicação deste texto, o Estado não havia respondido.

Já a Prefeitura disse que o bebê foi inserido no sistema que gerencia as vagas de internação na rede pública. Confira a nota na íntegra:

"A Secretaria de Saúde informa que o paciente, Hector Cândido Santos, deu entrada no Pronto-Socorro Infantil na tarde deste domingo. Após acolhimento e avaliação da equipe médica, foi indicada continuidade da investigação diagnóstica em ambiente hospitalar. O paciente foi inserido no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo - SIRESP (Antiga CROSS), de gestão estadual que gerencia o acesso aos leitos nos hospitais da região conveniados ao SUS. Aguarda liberação de vaga pela Secretaria Estadual de Saúde e permanece assistido pelas equipes médica e de enfermagem do Pronto-socorro Infantil."

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

2 Comentários

  • APARECIDO DONIZETE NUNES 2 dias atrás
    CADE O PREFEITINHO QUE SE FICA SE GLORIANDO AQUI NA CIDADE .
  • everton 2 dias atrás
    Esse descaso com a saude dos francanos não muda nada. prefeitura e santa casa não estão nem ai. Vô entra com mandato de segurança, procure a defensoria pública.