Uma atividade comemorativa será realizada nesta sexta-feira, 28, no auditório da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Franca. O evento “Ditadura Nunca Mais” será uma forma de manifestação cívica para relembrar os crimes, torturas e mortes cometidos no período de 31 de março de 1964 a 15 de março de 1985, na intenção de que não ocorram novamente.
A atividade é comemorativa aos 40 anos do fim da ditadura no Brasil.
O evento começará às 19h e tem término marcado para as 22h. Durante esse período, haverá depoimentos de pessoas que sofreram com a repressão, além da fala concedida a autoridades representativas presentes.
Autoridades convidadas
Representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Câmara dos Vereadores, Ministério Público, sindicatos, partidos políticos, Prefeitura, movimentos populares e eclesiais receberam convites para participarem da atividade.
Depoimentos
- Mauro Correa Neves (ex-preso político)
- Nelson Fanam (Membro da Pastoral Operária - perseguido político)
- Luiz Cruz (escritor)
- Pedro Rocha (MST – companheiro de Chico Mendes)
- Jorge Luis Martins (ex-cassado pelo regime militar – ex-Diretor do Sindicato dos Sapateiros)
Sobre a realização
O movimento está sendo promovido pelo advogado Jorge Luis Martins, de 66 anos, que foi presidente do Sindicato dos Sapateiros e membro da Executiva Nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores) entre os anos de 1988 a 2004. Atualmente, é advogado e presidente da Comissão Justiça e Paz, criada por Dom Evaristo Arns, com objetivo de fazer defesa dos presos políticos no período da ditadura, tendo como objetivo central a Defesa dos Direitos Humanos.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
4 Comentários
-
Antonio 28/03/2025Muita gente não enxerga, ou finge não enxergar, nossa situação atual. -
Fabiana Ribeiro 28/03/2025Ditadura nunca mais! Porém regime de excessão tá liberado? Idosos presos por estarem em manifestação ou mulher armada de batom não são prisioneiros políticos, não? Esse negócio de \"ditadura nunca mais\" é balela! A ditadura está aí mais viva do que nunca. Evento desnecessário. -
Tiago 28/03/2025Se quiser enxergar, já estamos em uma ditadura. Só não é a militar dessa vez. -
Mauro 28/03/2025A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer. Rui Barbosa.