
O político francano Rafael Bruxellas, do PT, até terça-feira, 18, secretário-executivo de Assuntos Federativos do Ministério das Relações Institucionais, tem nova função no governo federal. Bruxellas acompanhou a mudança de Alexandre Padilha, que deixou a chefia das Relações Institucionais para assumir o comando da Saúde. Na última quarta-feira, 19, Rafael Bruxellas foi nomeado diretor nacional de Auditoria do SUS (Sistema Único de Saúde).
O desafio é considerável. Na diretoria que passa a comandar, a estrutura é gigantesca: 720 pessoas no departamento, sendo 420 auditores de carreira do serviço público. Há escritórios regionais em todas as unidades da federação. A missão é auditar um sistema que movimenta R$ 130 bilhões anualmente. Todos os hospitais que recebem recursos por atendimentos ao SUS, como a Santa Casa de Franca, estão sujeitos ao controle e à fiscalização do setor agora comandado por Bruxellas.
“Poder fazer parte desse desafio junto com o ministro Padilha é uma honra para mim. Ainda mais porque nós, durante anos, apresentamos projetos na área da saúde, especialmente na parte de promoção da saúde, a partir de uma abordagem que otimize os investimentos públicos e traga mais resultados para a população. No Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS), poderemos trabalhar para combater o desperdício e aprimorar as políticas públicas de saúde na ponta”, disse Bruxellas em entrevista ao portal GCN/Sampi.
Ex-candidato a prefeito de Franca e a deputado federal, Bruxellas era cotado para encabeçar a chapa do PT na eleição municipal de 2024, mas acabou desistindo da disputa ao ser convidado por Alexandre Padilha para assumir uma posição no Ministério das Relações Institucionais. Na avaliação de Bruxellas, o saldo que deixa no ministério, que passou a ser comandado pela deputada federal e ex-presidente do PT, Gleisi Hoffmann, é positivo.
“Fico feliz por ter concluído um importante trabalho à frente do Conselho da Federação, que hoje se tornou realidade. Pela primeira vez na história do Brasil, há uma mesa permanente de negociação entre Estados, Municípios e a União”, comemora.
Apesar da missão nacional e da responsabilidade de comandar o departamento que fiscaliza todo o sistema SUS, Bruxellas garante que manterá um olhar atento às necessidades da região.
“Acredito que, para nossa cidade de Franca, essa é uma conquista importante. Nossa população, assim como a de todo o Brasil, depende muito do SUS, seja na Santa Casa, no Álvaro Azzuz, nas UPAs, UBSs e no novo Hospital Estadual que está em construção. Ajudar na melhoria da qualidade dos serviços prestados na cidade e na região será uma obsessão minha à frente do Departamento”, afirmou.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
2 Comentários
-
Valeska 20/03/2025Enquanto isso aqui na terra conhecida como fim da linha chegaram duas novas unidades do SAMU enviadas pelo presidente LULA e eu não vi nenhuma manifestação de agradecimento de nenhuma autoridade ,o que é lamentável
-
Leandro 20/03/2025Não pode deixar a companheirada sem cargo