
O banheiro do terminal rodoviário Ayrton Senna, no centro de Franca, voltou a ser alvo de vandalismo na noite da última terça-feira, 18, apenas um dia após ser liberado dos reparos do episódio anterior.
De acordo com informações da empresa São José, responsável pela manutenção do local, no caso anterior, os banheiros foram danificados por vândalos que entupiram o encanamento com papel higiênico.
Em resposta, a empresa interditou o espaço e acionou equipes de manutenção para realizar os reparos o mais rapidamente possível. A liberação ocorreu na terça-feira, mas, surpreendentemente, em menos de 24 horas, o espaço foi vandalizado novamente.
Na noite da mesma terça, vândalos destruíram o encanamento de uma das privadas, agravando ainda mais a situação. Este episódio se soma a uma série de atos de vandalismo registrados no terminal.
Abaixo, veja a lista de atos de vandalismo registrados no terminal fornecida pela empresa São José:
- Setembro/24 – Roubo de parte da fiação elétrica;
- Setembro/24 – Danificação de lixeiras;
- Outubro/24 – Quebra da porta do banheiro masculino;
- Outubro/24 – Danificação das lixeiras do terminal;
- Outubro/24 – Danificação das válvulas hídricas do banheiro masculino;
- Novembro/24 – Mictório do banheiro masculino entupido;
- Dezembro/24 – Danificação de 4 válvulas hídricas do banheiro masculino;
- Janeiro/25 – Vandalismo na maçaneta do banheiro masculino;
- Janeiro/25 – Roubo de torneira do banheiro feminino;
- Fevereiro/25 – Vandalismo nos suportes de papel higiênico do banheiro feminino;
- Fevereiro/25 – Furto de torneiras do banheiro masculino;
- Fevereiro/25 – Vandalismo na maçaneta da sala de entrada;
- Fevereiro/25 – Mictório e sanitários do banheiro masculino entupidos;
- Fevereiro/25 – Vandalismo na maçaneta do banheiro masculino;
- Fevereiro/25 – Roubo de torneira do banheiro feminino;
- 7 de março/25 – Mictório e sanitários do banheiro masculino entupidos;
- 19 de março/25 – Quebra do vaso sanitário do banheiro masculino.
Os danos causados por esses atos não afetam apenas a empresa responsável, mas também os usuários do terminal. O aposentado Silvio Soares, de 72 anos, reclama da falta de providências. “Não sei quem é responsável por isso aqui, se é a Prefeitura ou a São José, mas nós, que precisamos usar, ficamos prejudicados com a falta de vigilância. Tinha que ter um vigilante noturno. Essas pessoas que ficam na rua já destruíram demais, danificaram as lixeiras e agora os banheiros. Não dá para continuar assim”, desabafou.
Tanto a empresa quanto os usuários do transporte público de Franca apontam que a falta de providências para resolver o problema das pessoas em situação de rua agravam a situação, visto que testemunhas relatam que os responsáveis são os que se abrigam sob o teto do terminal. “Tinha que acabar, dar um jeito, não sei... Eles passam dos limites. Se continuarem dando dinheiro, só vai piorar”, completou o aposentado.
Em nota, a São José informou que enviará ofícios à Polícia Militar do Estado de São Paulo, à Prefeitura de Franca, à Emdef (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Franca), à Guarda Civil Municipal e à Secretaria Municipal de Segurança, solicitando, novamente, apoio e segurança para o Terminal Central "Ayrton Senna", e afirmou que os ofícios reiteram comunicações anteriores, nas quais a concessionária já havia solicitado medidas de segurança.
Veja a nota na íntegra:
"A concessionária São José, operadora do transporte coletivo urbano em Franca, informa que enviará ofícios à Polícia Militar do Estado de São Paulo, à Prefeitura Municipal de Franca, à Empresa Municipal de Desenvolvimento de Franca (Emdef), à Guarda Civil Municipal e à Secretaria Municipal de Trânsito solicitando, novamente, apoio e segurança para o Terminal Central Ayrton Senna, localizado na região central da cidade. O equipamento, utilizado pelos usuários do transporte urbano, tem sido alvo constante de atos de vandalismo.
Os ofícios reiteram diversas comunicações feitas anteriormente mas, até o momento, as depredações no local continuam a acontecer. Hoje, por exemplo, o banheiro masculino foi vandalizado e teve um dos boxes interditados.
No último dia 10, todos banheiros e pias tiveram os encanamentos entupidos e precisaram ser interditados. No último dia 15, o fato ocorreu novamente e, ontem, foram liberados para uso. Poucas horas depois da liberação, novamente, um dos banheiros foi vandalizado e precisou ser fechado."
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
3 Comentários
-
Antonio 20/03/2025Me desculpe minha opinião, se tem o banheiro é pra usar com consciência e respeito e conservação, agora destruir um bem pra população isso significa que estes seres não deveriam estar entre a comunidade, vandalismo tem que ser punido com leis severas mas hoje infelizmente não se aplica devido ao desgoverno, as coisas está mudando, da pra perceber que quem é honesto está sendo marginalizado e vice versa.....
-
goncalves 20/03/2025cade as cameras
-
Marco 20/03/2025Uma solução simples e eficaz seria cobrar um valor pequeno para usar o banheiro! Gente mal educada tem que sentir no bolso mesmo...