
A Farmácia de Alto Custo, em Franca, é alvo de reclamações dos pacientes que dependem do órgão do Governo do Estado de São Paulo para se tratarem. Nas últimas semanas, as queixas se intensificaram. Francanos vivem a angústia de viver com a falta das medicações que precisam fazer uso diariamente.
Transplantado está há três semanas sem remédio
Jacinto Antonio de Araújo Sousa, de 67 anos, é um desses pacientes. Ele passou por um transplante de rim e necessita de uma medicação específica para que não tenha rejeição. Segundo sua mulher, Niuza Aparecida de Morais Sousa, de 59 anos, já faz três semanas que a medicação está em falta. O remédio é o micofenolato sódico de 360mg e, ainda segundo ela, não está disponível para compra, somente para retirada na Farmácia de Alto Custo.
“Estive lá semana passada para pegar a medicação que meu marido não pode ficar sem, e está em falta. Liga lá, eles falam para ligar semana que vem. Não é vendido em farmácia, só pega na Farmácia de Alto Custo. [...] É muito difícil. A pessoa depende da medicação e não está tendo”, contou Niuza.
Amputado fica sem dieta especial
Outro caso é o de Altair Barbosa, de 61 anos. Segundo sua mulher, Neusa Francisca da Silva Barbosa, de 64 anos, Altair sofreu com dois AVCs (Acidente Vascular Cerebral) há cinco anos. Após seis meses, teve uma trombose e precisou amputar a perna. Desde então, ficou acamado, utiliza fralda e se alimenta por sonda.
A dieta alimentar do homem é a base da fórmula padrão para nutrição enteral e oral Trophic Soya 1.5. Neusa conta que seu marido recebe 20 unidades da alimentação por mês, mas, no último mês, recebeu somente 10 e a justificativa seria que o produto está em falta.
“Fui buscar as dietas dele e só ganho 20 por mês, ainda só deram a metade. Muito difícil uma pessoa que se alimenta todo dia não ter o alimento.”, relatou Neusa.
Sem outro lado
A Farmácia de Alto Custo foi contatada e, até a publicação desta matéria, não havia se posicionado.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
2 Comentários
-
Anonimo 20/03/2025É um absurdo, meu pai também é transplantado e faz uso do mesmo remedio. Está em falta há dias e este medicamento o paciente não pode ficar sem tomar. Tanto fazem propagandas \"doe orgãos, salve vidas\" mas depois do transplante o paciente morre por falta de remedio. Como que faz? Governo vagabundo.
-
Valeska 20/03/2025Não podemos esquecer que a maioria do povo francano derramaram votos nos partidos que votaram contra zerar os impostos dos remédios de alto custo incluindo aqueles para tratamento contra câncer, muitos inocentes vão sofrer graças aquela parcela de ignorantes ,que insistem em votar em verdadeiras organizações criminosas como PL,PP partidos que uma grande parcela de francanos adoram votar,ou acordem ou vão pagar o preço