
Um terreno abandonado localizado na rua Maira Gomes Carrion, no bairro Polo Club, zona sul de Franca, tem sido motivo de preocupação para os moradores da região. Somente na última semana, foram avistados no local animais peçonhentos como cobras e escorpiões, além de um grande lagarto.
Rogério Peixoto, vizinho do terreno abandonado, afirma que o terreno abandonado pertence a uma pessoa que atualmente reside em Passos (MG), e que o local sempre fica sujo, com mato alto e entulho. "É um descaso total com a comunidade do bairro, já tem cinco anos que esse terreno só dá problema, e dono não está nem aí. Só nessa semana do carnaval apareceram duas cobras diferentes, escorpião e um lagarto enorme", desabafou.
A presença desses animais representa um risco significativo à saúde e segurança dos residentes próximos. Escorpiões, por exemplo, são responsáveis por acidentes que podem ser fatais, especialmente para crianças e idosos. De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2024, foram registrados 777 acidentes com escorpião na cidade, um aumento de 24,3% em relação a 2023, quando ocorreram 625 casos. Já 2025, até o momento, já soma 127 casos.
O morador relata que acionou a prefeitura há 20 dias, mas o serviço de limpeza ainda não foi realizado. "Além dos moradores não ajudar, a Prefeitura também não colabora. Vinte dias e nada de limparem. Estou vendo a hora de acontecer um acidente com um desses bichos", concluiu Rogério
O Departamento de Vigilância em Saúde informou, por meio de nota, que o processo foi encaminhado para a Secretaria de Meio Ambiente, que incluiu a limpeza na programação de serviços. O responsável pelo terreno deverá arcar com os custos da limpeza mais a multa pelo descumprimento da legislação para a manutenção do imóvel. O valor total ultrapassa os R$ 1,5 mil.
Cuidados
Para evitar acidentes com escorpiões e serpentes, especialistas recomendam medidas preventivas, como:
• em lugares com mato alto ou acúmulo de lixo, sempre usar botas de cano alto ou botinas com perneiras, já que 80% das picadas ocorrem abaixo do joelho;
• utilizar luvas de couro para atividades rurais e jardinagem;
• evitar colocar as mãos em buracos na terra, ocos de árvores e cupinzeiros, utilizando ferramentas como enxadas ou pedaços de pau;
• manter ralos e bueiros limpos e de preferência com tela protetora.
Em caso de acidentes com escorpiões ou serpentes, o atendimento em Franca ocorre nos prontos-socorros (adulto e infantil), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) ou hospitais particulares. Para crianças menores de 10 anos, a orientação é procurar imediatamente a Santa Casa de Franca.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Gabriel Medeiros 11/03/2025Deixe esse lagarto Teiú aí que ele vai acabar com o seu problema de cobras, escorpiões, baratas, ratos, tudo. Não tem melhor animal para comer essas pragas do que o Teiú, acho até que ele veio pra te salvar desses problemas.