REVOLTA E DESPEDIDA

‘Caro é não voltar para casa’: revolta marca velório de motoboy

Por Giovanna Attili | do Memorial
| Tempo de leitura: 2 min
Giovanna Attili/GCN
Motoboys reunidos em frente ao Memorial Nova Franca, na tarde desta segunda-feira, 3
Motoboys reunidos em frente ao Memorial Nova Franca, na tarde desta segunda-feira, 3

Motoboys se reuniram em frente ao Memorial Nova Franca, em Franca, na tarde desta segunda-feira, 3, para prestar suas últimas homenagens a Wander Pereira da Silva, de 23 anos, motoboy que morreu na tarde desse domingo, 2, atingido por uma caminhonete enquanto voltava do trabalho para casa para almoçar.

Leia mais:
Entregador morre em acidente em frente à Prefeitura de Franca

O velório do jovem foi marcado por muita emoção. O local reuniu muitas pessoas, entre familiares e amigos e, também, muitos colegas de profissão que se solidarizaram com o ocorrido e se reuniram para se despedir do amigo. Alguns deles usavam camisetas com fotos de Wander e escritos que diziam: “Embora tenha partido, seu legado de amor e bondade continuará a nos guiar”.

Nas mochilas, populares "bags", dos motoboys, constava um papel escrito em tom de protesto: “Taxa de entrega não é caro. Caro é não voltar pra casa”.

Rafael Vargas, motoboy de 40 anos, contou um pouco sobre quem era Wander Pereira no meio dos entregadores. “Um menino trabalhador. Estava pelo iFood há um tempo. Ele sempre estava com a gente. Toda vez que acontecia alguma coisa, ele sempre estava presente”, contou Rafael.

Além das boas memórias de Wander, Rafael citou as dificuldades que os motoboys sofrem no dia a dia, enfatizando a necessidade de valorização da profissão.

“Todo mundo que tá aqui depende, vive, da 'bag' hoje. Não está nisso por brincadeira. Só que a falta de respeito ultimamente está muito grande. Porque se é ao contrário, se o ‘motoca’ tivesse batido errado, te garanto que todas as redes, todas as partes de comunicação estariam batendo. Aí, acontece igual aconteceu ontem, ficam em silêncio”, disse o entregador.

“Ninguém sabe o que acontece debaixo do capacete. Se o cara tem conta, se o cara tem dívida, se o cara tem filho pra sustentar, se tem pensão pra pagar. Então, esse que é o problema. Ontem (domingo), um menino indo embora pra casa, veio um cidadão que não sabe da onde, não para no sinal; porque o sinal era dele; acabou com a família”, explicou.

No último dia 18, o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) sancionou uma lei que multa motos barulhentas por conta do barulho dos escapamentos. O projeto de lei é do vereador Marco Garcia, do PP, e prevê multa de R$ 1 mil a R$ 3 mil, a depender do horário da infração. Rafael Vargas também protestou contra isso, usando a tragédia envolvendo o colega como exemplo.

“Hoje, enquanto não se punir (uso de) celular (no trânsito), dirigir embriagado, não vai adiantar vereador ficar preocupado com escapamento barulhento, não. Querer punir. Só quem vive disso sabe o poder do escapamento barulhento no meio do trânsito. Sabe o que é tomar fechada. A indignação da maioria do pessoal tá aqui.”, concluiu Vargas.

A homenagem dos motoboys foi realizada partindo de buzinaços e sons de escapamento, o popular "cortar de giro". Eles seguiram em comboio até o local do sepultamento, o cemitério Santo Agostinho.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

4 Comentários

  • Maria 05/03/2025
    Cada dia mais difícil ter empatia por motoboy. Homens violentos, não respeitam leis de trânsito e se tomam um buzina vem atrás de você te ameaçar, principalmente se você for mulher motorista. Mulheres de Franca, tomem cuidado com os motoboys.
  • Dirceu 05/03/2025
    Mesmo o motorista tendo furado o sinal... mesmo ele estando embriagado... não vai dar em nada.. Vai inventar uma historinha e fica por isso mesmo. Só o rapaz que pagou com a vida... o motorista, em breve, vai estar nas ruas furando mais sinal e arriscando a vida de outras pessoas.
  • Tiago 03/03/2025
    O que tem a ver a nova lei de escapamento barulhento com a morte do rapaz? Se o cidadão da camionete passou no sinal vermelho e estiver embriagado tem que ser punido com a lei que já existe.....Agora querer misturar as coisas não faz o menor sentido
  • Marco 03/03/2025
    Trânsito de Franca está violento , motoristas de carro não respeitam sinais e semáforos, motociclistas voando baixo ! Combinação perigosa ... Mais uma vida perdida muito triste era um menino ainda começando a vida.