As obras de restauração e melhorias da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a "Capelinha", em Franca, foram concluídas em junho de 2024, após seis anos de intervenções. No entanto, apenas oito meses depois, o templo já passa por novos reparos.
Entre os problemas relatados estão vasos sanitários soltos nos banheiros, queda do forro da entrada da igreja e também do forro da Capela do Santíssimo.
Nessa sexta-feira, 28, a equipe do Portal GCN/Rede Sampi esteve no local e apurou que o piso da entrada da igreja está sendo removido. Segundo as informações da equipe que estava no momento na obra, o piso se soltou em algumas partes, e foi decidido a sua retirada total.
Uma paroquiana, que preferiu não se identificar, expressou sua indignação com a situação. "Gente, faz oito meses que entregaram a Capelinha, que reformaram. Foi dia 9 de junho de 2024 que entregaram, e depois disso já passou por várias reformas. Será que não tinha um engenheiro para fazer essa reforma não?! É uma vergonha."
A fiel também criticou os gastos elevados e a qualidade dos serviços executados.
"O que gastaram de dinheiro não está escrito, gastaram muito dinheiro, foi uma fortuna. Isso aqui ficou muito caro, não é justo uma coisa dessas."
Por fim, ela questionou a fiscalização da obra. "Eu fico revoltada com isso, porque caiu o teto da Capela do Santíssimo, caiu o teto da entrada, banco que quebrou, carríssimo que fizeram. Será que não tinha um engenheiro para fazer a obra não? Eu não acredito que passou só por um pedreiro de meia colher."
O dinheiro utilizado nas obras veio de doações feitas pela comunidade. Em 2019, o valor da reforma foi orçado em mais de R$ 2 milhões.
Inaugurada em maio de 1925, a Capelinha já passou por diversas reformas e é parte do patrimônio histórico de Franca. Em 1948, teve início a construção da ala norte do Seminário. Anos depois, em 1956, passou por uma ampliação do templo, que foi finalizada em 1968.
A reportagem segue tentando contato com os reesposáveis pela Capelinha para se pronunciar sobre os pontos trazidos.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
4 Comentários
-
João Castro 05/03/2025Vergonha porque o piso soltou? Ora só ela parar de preocupar com o material e buscar o espiritual. -
Darsio 05/03/2025Se fôssemos um país sério, igreja alguma e muito menos os seus líderes, teriam qualquer benefício tributário. Mas, como isso não ocorre, assistimos certos líderes utilizando-se das mais absurdas formas de golpe para usurparem de seus ingênuos seguidores e, com isso acumulando bens como fazendas, carrões importados, apartamentos de luxo, casas de praias, aviões, barrinhas de ouro as custas da educação de crianças etc. Reconheço que existem religiosos de boas intenções, mas se algo não for feito, continuará a prevalecer as ações desses falsos religiosos que, se enriquecem explorando a fé das pessoas. Aliás, se Jesus tivesse se comportado como eles, certamente não teria sido crucificado, pois teria tanta riqueza material que compraria a palavra de Pilatos. Mas, para a sorte da humanidade, Jesus se mostrou infinitamente diferente desses gatunos que exploram a fé das pessoas e, que para aumentarem o poder e a riqueza, buscam se misturar com a política. -
APARECIDO DONIZETE NUNES 04/03/2025Para a Incompetência não existe temexplicação . -
Frei Augusto 04/03/2025Infelizmente vemos desvio de dinheiro escancarado em nossas faces. Todos nós que fazemos parte da igreja católica se entristece diante de situações assim, não é somente a Igreja Capelinha, em um raio de 500km há coisas que nenhum cristão acredita, mais nós que vivenciamos de frente temos que olhar e entregar nas mãos de Deus, existem grandes cargos por trás, nós, simples cristão não há como bater de frente e exigir que devolvam todo dinheiro já desviado. Mais isso meus irmãos, acontece diante da casa do Pai, imagina o que não tem fora da casa de Deus.