O aumento de mortes no trânsito de Franca alerta para crise na segurança viária e "superpopulação" de automoveis. A cidade possui uma população de aproximadamente 364 mil habitantes e uma frota de 303.447 automóveis, até dezembro de 2024.
Dados recentes do Infosiga apontam um crescimento significativo nas taxas de mortalidade em acidentes, com um aumento de 12% no número de óbitos em 2024 em relação ao ano anterior, resultando em 34 mortes ao todo, sendo o atropelamento a maior causa de mortos. Já no contexto geral, a cidade registrou 1.612 acidentes durante o ano de 2024, resultando em uma média de 4,4 acidentes por dia.
A taxa de óbitos geral em Franca alcançou 9,59 por 100 mil habitantes, uma marca alarmante quando comparada a padrões nacionais e internacionais. Um dado preocupante é que 40,68% dos óbitos ocorreram em vias urbanas, reforçando a necessidade de maior fiscalização e infraestrutura adequada dentro do perímetro urbano.
A maioria das vítimas fatais envolve homens e mulheres jovens, especialmente na faixa etária de 18 a 24 anos. Outro fator agravante é que a maior parte dos acidentes ocorre no período noturno, quando as condições de visibilidade são reduzidas e o risco de imprudência aumenta.
Os dados também alertam para um grande numero de automoveis na cidade, o que acarreta em congestionamentos em diversos pontos da cidade, principalmente em horários de pico.
A Secretaria de Segurança, por meio de nota, informou que há previsão de contratação de estudos para melhorar o fluxo em diversos cruzamentos da cidade, destaca que realiza o acompanhamento periódico do trânsito e desenvolve ações como o reforço da sinalização, implantação de contadores numéricos nos semáforos, faixas exclusivas para motociclistas, dentre outras para melhorar a segurança.
Em relação aos acidentes, a Secretaria informou que será ampliada a fiscalização no trânsito, mediante convênio com a Polícia Militar e desenvolvidas campanhas orientativas para o respeito a faixa de pedestres e a sinalização.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
6 Comentários
-
bras cubas 04/03/2025Ainda bem que Franca tem 2 córregos: Cubatão e Clube dos Bagres, onde os francanos, os piores motoristas do mundo, costumam cair com os seus carros, e não causando acidente em outras localidades. Falta fiscalização, especialmente a eletrônica que não distingui ninguém, multa todo mundo, não importa se é autoridade, maçom, ou amigo do rei, evitando, assim, a eterna carteirada. Se colocar uma câmera no entroncamento da Av. Presidente Vargas com a Av. Brasil, teremos mais de 1000 (mil) multas por dia, só de falta de seta para virar a esquina e de conversão proibida. -
Freitas 04/03/2025Todo mundo dirige mal pra caramba nessa cidade, não fazem o mínimo. Não dão seta, não ficam em uma faixa só, não sabem fazer curva, não param no sinal vermelho, todo mundo com muita pressa. Não largam a porcaria do celular. Pedestres atravessam de costas pro fluxo e na diagonal sendo que atravessar em linha reta é mais rápido e obviamente mais seguro. Muito triste, na maioria das vezes essas mortes poderiam ser evitadas se as pessoas fizessem só o mínimo. -
Carlos 04/03/2025Falta radares em Franca. Falta semáforos que sinalize o tempo para passagem de pedestre. Falta polícia nas ruas. Falta prudência dos motoristas. -
MARCOS MUNIZ FRAGA 04/03/2025Celular é culpado de 80%dos acidentes,a polícia deveria fiscalizar,a polícia só fica batendo papo nas pastelarias -
Willame 04/03/2025Considerando a alta imprudência dos motoristas francanos no trânsito não é de se admirar! A maioria absoluta dos motoristas não segue as regras básicas de trânsito. -
APARECIDO DONIZETE NUNES 03/03/2025O MOTORISTA FRANCANO INFELIZMENTE NÃO OBEDECE AS LEIS DE TRANSITO, NÃO ADIANTA FAZER CAMPANHA , NÃO SE RESPEITA AS CRIANÇAS, OS APOSENTADOS, ANIMAIS, INFELIZMENTE ESSA É A REALIDADE DA NOSSA CIDADE.