Uma passagem pouco conhecida envolve a capital da fé popular no Brasil, a cidade de Aparecida, e a vida acadêmica de Edson Arantes do Nascimento, o homem que se tornou o maior jogador de futebol de todos os tempos, o Rei Pelé (1940-2022).
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Cerca de três meses antes da Copa do Mundo de 1970, vencida pelo Brasil e que consagraria ainda mais Pelé, o então estudante veio até Aparecida para fazer o curso e os exames de Madureza no Colégio La Salle, que ficava ao lado da Basílica Nacional de Aparecida.
Cursar a Madureza permitiu a Pelé concluir o então Ensino Médio e entrar na Faculdade de Educação Física, em Santos, da qual se formaria em 1974 na Unimes (Universidade Metropolitana de Santos). No mesmo ano, o craque deixou o Santos e foi jogar nos Estados Unidos, no New York Cosmos.

Exames.
De acordo com historiadores da região, Pelé esteve no Colégio La Salle de Aparecida em fevereiro de 1970, cerca de três meses antes do início da Copa de 1970, disputada no México, entre 31 de maio e 21 de junho.
Boletim escolar do Colégio La Salle preenchido por Pelé mostra que ele fez exames de português, história, geografia, matemática e ciências físicas e biológicas em Aparecida. A data do documento é de 14 de fevereiro de 1970. Pelé passou em todas as matérias.
Na época, o colégio ficava na avenida Getúlio Vargas, nº 630, em Aparecida, bem ao lado da Basílica Nacional. Hoje o local é ocupado por estabelecimentos comerciais.
Devoto de Nossa Senhora Aparecida, Pelé pode ter dedicado algum tempo para rezar e pedir bênçãos à Padroeira do Brasil antes de entrar em campo na Copa de 1970, durante o tempo que passou em Aparecida.
Fotos da época mostram Pelé fazendo exames no colégio em Aparecida, onde ele teve contato com o professor Gentil Vian (foto acima), que morreu nesta terça-feira (25) aos 93 anos. Gentil também foi vereador e ex-prefeito de Aparecida.
“Pelé e Irmão Vito (Gentil Vian) quando o atleta do século realizou prova na Escola La Salle de Aparecida”, informa a legenda da imagem histórica. Outras fotos mostram Pelé na sala de aula e ao lado de professores da escola.

Taubaté.
Naquele mesmo ano e antes da Copa de 70, Pelé também fez exames de Madureza em Taubaté, cidade em que passou dias morando numa pensão. Detalhe: Pelé lavou as próprias cuecas num tanque do estabelecimento.
“Eu morava numa hospedaria na rua das Palmeiras, nos fundos da casa de uma italiana bravíssima, a dona Pierina Sbruzzi, que era sogra do jogador de futebol Zito”, conta o escritor Jader Ferreira no livro de crônicas “Histórias do João Macaco”.
“Certo dia, para surpresa de todos nós, o famoso jogador Pelé, duas vezes campeão do mundo, veio morar na pensão e conviveu conosco normalmente por uma semana. O craque pretendia entrar na Faculdade de Educação Física, de Santos, e também viera fazer o exame de madureza”.
Nos fundos da pensão, segundo o autor, ficavam os banheiros e o tanque de lavar roupas.
“Pelé, como qualquer cidadão comum, descia de calção e sandálias e lavava suas próprias peças íntimas. Eu e o meu colega de quarto, Rochinha, que hoje é Juiz de Direito, parávamos de lavar nossas cuecas e ficávamos encantados, olhando para o enorme pé do famoso atleta.”
E completa Ferreira: “Hoje, mesmo depois de passados tantos anos, sempre que encontro o meu amigo e colega de pensão, Rochinha, relembramos daqueles momentos de glória, quando tivemos a honra de conviver por uma longa semana com o mais famoso jogador de futebol do século, lavando nossas meias e outras roupas brancas no mesmo tanque que Ele”.
Pelé morreu em 29 de dezembro após sofrer falência múltipla de órgãos. Ele lutava contra um câncer no intestino. A notícia da morte do Rei do Futebol repercutir em todo o mundo.


Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.