A Secretaria de Segurança de Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru) irá ampliar o sistema de videomonitoramento da cidade, que hoje conta com 85 câmeras instaladas em diversos pontos, com vigilância 24 horas. De acordo com a pasta, em breve, outras 10 câmeras já adquiridas pela prefeitura deverão ser instaladas, aumentando a segurança da população.
Segundo o secretário de Segurança, João José Dutra, o objetivo é chegar a 150 pontos de vigilância. "Para isso, estamos estruturado parcerias com empreendedores do setor imobiliário, para que sejam parceiros da prefeitura na instalação desses novos equipamentos", contou.
O Centro de Controle Operacional da Guarda Civil Municipal (GCM), que recebe as imagens das câmeras, fica no Distrito Empresarial desde que o órgão foi criado, em março de 2023. De lá até o último mês de janeiro, conforme a administração, foram atendidas 4.064 chamadas.
O Executivo ressalta que as imagens registradas pelas câmeras de monitoramento são armazenadas por aproximadamente um mês, mas podem ser requisitadas por todos os interessados, mediante a apresentação de registro policial, ou por determinação judicial.
Em casos de ocorrências policiais como furtos a residências, o secretário revela que, devido à capacidade de alcance de zoom dos equipamentos, por várias vezes, foi possível levantar informações sobre os envolvidos através da identificação da placa de veículos usados nos crimes.
Ele ressalta que a vigilância também ter um caráter preventivo. "Em muitas situações, esse alcance ajuda a esclarecer situações ou mesmo orienta nossas viaturas de rua em ações pela cidade", explica. Um dos dados concretos dos benefícios do sistema, segundo o secretário, foi a redução no número de pichações, diante da maior agilidade na identificação e abordagem dos autores.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.