A vacinação contra a dengue em Franca atingiu apenas 32,98% do público-alvo, formado ´por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, o que corresponde a 4.929 pessoas imunizadas. Apesar da baixa adesão, a Prefeitura ainda aguarda orientações do Governo do Estado para expandir a faixa etária e evitar o desperdício de doses próximas ao vencimento.
O Ministério da Saúde publicou, na última sexta-feira, 14, uma nota técnica para permitir a ampliação do público-alvo da vacinação contra a dengue, para evitar o descarte de doses próximas do vencimento. O objetivo é garantir que os imunizantes cheguem à população.
Leia mais:
Dengue: Franca investiga a morte de mulher de 64 anos
Segundo a recomendação do órgão federal, as doses com validade de um mês poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos, conforme a bula do imunizante. Já as doses com validade de dois meses poderão ser destinadas a municípios que ainda não receberam a vacinação contra a dengue ou ser aplicadas em faixa etária ampliada, contemplando pessoas de 6 a 16 anos de idade.
O portal GCN/Rede Sampi questionou a Prefeitura de Franca na segunda-feira, 17, sobre quantas vacinas contra a dengue estão prestes a vencer na cidade, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.
Ainda que haja a nota técnica do Ministério da Saúde, a administração municipal esperará o Estado. "A Secretaria de Saúde informa que não há orientação do Governo do Estado de São Paulo para ampliação da faixa etária da vacina da dengue, no município de Franca", disse nota enviada.
Enquanto não houver mudanças no público-alvo, a vacinação na cidade seguirá limitada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina contra a dengue está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
José Roberto 20/02/2025Prefeito omisso! Fraco! Tudo quer esperar o governo do estado, coleira do carioca O Ministério da Saúde já liberou. Desperdiçando dinheiro público com o vencimento das vacinas aos invés de utiliza-las.