
A história de um jovem abocanhado e cuspido por uma baleia no Chile pode parecer exagerada ou até falsa, mas foi noticiada por veículos de comunicação do mundo todo. Além disso, Adrián Simancas, o venezuelano de 24 anos que viveu a experiência, deu entrevista ao vivo ao canal chileno CHV Noticias, detalhando a aventura.
Leia mais: Aparição de baleias-jubarte no Brasil cresceu 30 vezes em 30 anos
O caso aconteceu no último sábado (8), no Estreito de Magalhães, em Punta Arenas. Enquanto remava com seu pai, Dell Simancas, na Baía El Águila, Adrián foi surpreendido por uma baleia-jubarte, que o abocanhou por alguns segundos antes de lançá-lo de volta ao mar.
O jovem relatou que sentiu um impacto forte e, ao virar-se, percebeu uma superfície azulada e carnosa antes de ser puxado para baixo. Ele acredita que só sobreviveu porque usava colete salva-vidas.
Especialistas apontam que as jubartes não são agressivas e se alimentam de plâncton e pequenos peixes. Para a oceanógrafa Susannah Buchan, a baleia pode ter confundido o movimento do caiaque com comida.
Embora ataques de baleias a humanos sejam raríssimos, tem aumentado no Chile o número de colisões desses animais com embarcações, além de encalhes frequentes nas praias.
Assista:
Dad films as his son is swallowed and then spit out by a whale pic.twitter.com/DxnJ8fLnn2
— Nature is Amazing ?? (@AMAZlNGNATURE) February 13, 2025
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.