
Moradores do residencial Recanto dos Pássaros, localizado no km 3 da Rodovia João Traficante, entre Franca e Ibiraci (MG), estão enfrentando sérios problemas devido a cães soltos na região. Segundo eles, esses animais fazem parte de um canil de resgate próximo à chácara onde as famílias vivem. O problema é que, frequentemente, os cachorros atacam pedestres, tornando a situação insustentável. A denúncia foi feita no programa Show da Manhã, da rádio Difusora, apresentado por Valdes Rodrigues.
Rogério de Morais Azarias, técnico mecânico em calçados, disse que já tentou conversar com a responsável pelo canil, mas a situação não melhora. "A gente já conversou, pediu, falou com a mulher e, quando você vai embora, ela começa a xingar e gritar do lado de lá. Melhora por um dia, mas logo no outro, é a mesma coisa. Eles não conseguem lidar com a quantidade de cachorros que têm", disse ele, lamentando a falta de soluções eficazes.
Diante da gravidade do problema, os moradores das chácaras vizinhas ao canil decidiram se unir em um grupo para discutir possíveis soluções. Felipe Assis, empresário da região, reforça a versão de Rogério.
Embora a Prefeitura de Franca não reconheça o Recanto dos Pássaros como parte do município, ele destaca que a área abriga mais de 90 chácaras e já enfrentou outros desafios em conjunto. "Já gastamos cerca de R$ 120 mil para melhorar a estrada, que antes era cheia de buracos e perigos. Hoje, ela está bem melhor, mas com esses cães soltos, fica difícil. Outro dia, atacaram uma mulher de moto, ela caiu e foi mordida, precisou até de atendimento médico", disse Felipe.
O proprietário do imóvel que abriga os cachorros foi identificado pelos moradores, no entanto não houve resposta às tentativas de contato feitas pela reportagem.
Em nota, a Secretaria de Infraestrutura esclareceu que o loteamento em questão está localizado na Bacia do Rio Canoas. Informou ainda, que não há, até o momento, qualquer processo de regularização desse loteamento junto à Prefeitura.
Quando cães são recolhidos pelo Canil
O Canil Municipal, por meio de um comunicado oficial, destacou que segue as legislações estaduais e municipais em vigor. O Canil explicou que, conforme o parágrafo único do Decreto Municipal nº 11.246, de 20 de abril de 2021, sua competência se limita ao acolhimento de animais que estejam envolvidos em casos de maus-tratos, agressividade (sendo necessária a apresentação de boletim de ocorrência e laudo médico para animais em vias públicas), mordeduras injustificadas ou portadores de zoonoses.
A população pode entrar em contato com o Canil Municipal através do telefone/WhatsApp (16) 3703-9689 para mais informações.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
2 Comentários
-
Claudia 14/02/2025Isso acontece não só por causa do canil,as pessoas estão abandonando muitos animais no meio do nada. Até essa semana uma cão idoso muito bem cuidado que morava no lixão foi assassinado. Tá um descaso com esses animais também.
-
Gilberto Coelho 14/02/2025Outro lugar que sempre tem cachorro bravo solto é lá no fundão do parque universitário indo para os condomínios novos, sabe a avenida lá no fim? que tem aquela fazenda de café. Muita gente sai para caminhar, correr, pedalar lá mas de uns meses para cá aquela fazenda de café tem deixado vários cachorros soltos lá que avançam nas pessoas e já teve até briga mas eles continuam deixando os cachorros soltos como se fossem donos da avenida. Cadê as autoridades para fazer algo??