
Nos dias 8 e 9 de fevereiro, um espetáculo celeste chamará a atenção dos observadores do céu em Franca: a chuva de meteoros Alfa Centaurídeos. Este evento astronômico vai oferecer um belo show visual para quem estiver nos locais ideais para observá-lo.
Os Alfa Centaurídeos são uma chuva de meteoros que ocorre anualmente entre o final de janeiro e meados de fevereiro, atingindo seu pico por volta dos dias 8 e 9 de fevereiro. O radiante (ponto de onde os meteoros parecem surgir) está localizado na constelação do Centauro, próxima à brilhante estrela Alfa Centauri, que dá nome ao evento.
A maneira mais fácil de encontrar a posição exata do radiante dos Alfa Centaurídeos é usar um aplicativo de observação de estrelas. Na barra de pesquisa, digite o nome da chuva de meteoros “Alfa Centaurídeos”.
Essa chuva de meteoros foi registrada pela primeira vez em 1969 e, desde então, tem sido estudada por astrônomos. Apesar de sua taxa de meteoros ser relativamente baixa, variando de 5 a 6 meteoros por hora, alguns deles podem ser extremamente brilhantes, tornando o fenômeno ainda mais impressionante.
Os Alfa Centaurídeos são mais visíveis no hemisfério sul, especialmente em regiões com pouca poluição luminosa.
Para aproveitar ao máximo o espetáculo, algumas dicas são essenciais:
- Escolha um local afastado das luzes urbanas.
- Olhe para o céu entre meia-noite e o amanhecer, quando a atividade da chuva está mais intensa.
- Não é necessário telescópio ou binóculos — os meteoros são visíveis a olho nu.
- Dê tempo para os olhos se adaptarem à escuridão (cerca de 20 a 30 minutos).
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.