A cidade de Franca se destacou como a 22ª maior geradora de empregos com carteira assinada em 2024, de acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). No total, foram 60.461 admissões e 57.256 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 3.185 contratações. A cidade fechou o ano passado com 99.442 pessoas empregadas formalmente. A média de tempo de permanência nestes cargos é de 17,2 meses, mas pode variar entre setores econômicos.
O melhor ano recente ainda é 2021 com um saldo positivo de 8.493 empregos gerados, um aumento em relação a 2020, ano que contou com as maiores batalhas contra a até então recente covid-19. Naquele período, a economia se recuperava do impacto da doença em território nacional e internacional.
Os meses de janeiro e fevereiro de 2024 foram os que apresentaram os maiores saldos, com 1.575 e 1.396 novos postos de trabalho criados, respectivamente. Por outro lado, setembro foi o mês com menor destaque, totalizando apenas 173 novas vagas.
É importante observar que, no final do ano, as demissões costumam ser mais comuns, especialmente em setores que não se beneficiam tanto do aumento de atividade durante os feriados e festas de fim de ano. Para ilustrar essa tendência, em dezembro de 2024, o número de desligamentos (3.217) foi inferior ao registrado em 2023 (3.449).
Indústria e comércio
Entre os setores, a indústria foi a que mais gerou postos de trabalho, com 18.171 admissões. Em segundo lugar, ficou o comércio de bens essenciais, como supermercados e lojas, que registraram 17.680 contratações. Ao analisar o saldo total de contratações, considerando o número de admissões menos os desligamentos, o resultado de 3.185 foi dividido entre 1.473 homens e 1.748 mulheres. A faixa etária mais beneficiada pelo mercado de trabalho foi a de 18 a 24 anos.
Em relação à distribuição etária, as faixas de 30 a 39 anos e de 50 a 64 anos apresentaram os menores números de empregos formais, com ambas registrando saldos negativos. Já na escolaridade, pessoas que possuem até o ensino médio completo foram notoriamente mais beneficiadas, com 2.359 vagas ocupadas.
Contrariando a percepção de que o setor agropecuário seria um dos maiores geradores de empregos formais no Brasil, em Franca o saldo foi negativo. Foram registradas 957 admissões e 1.038 desligamentos, resultando em um saldo de menos 81 postos de trabalho no setor.
Calçados
Na indústria calçadista, o número de vagas diminuiu. “A média do ano fechada em 2023 foi de 14.620 funcionários ativos, a média do ano fechada em 2024 foi de 13.564. Portanto, tivemos uma redução em média do ano de 2024 de 1.056 funcionários no setor calçadista”, disse o presidente do Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), José Carlos Brigagão.
Já sobre este ano, o presidente não acredita que haverá melhora significativa. “Dada a situação política, econômica e fiscal, não acredito que teremos recuperação ou expectativa de crescimento de nossa produção e empregabilidade, além dos fatores externos e considerando que as nossas exportações foram negativas em 16,8% em 2024”.
Balcões de vagas
O programa Emprega Franca, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, ofereceu 2.221 vagas de empregos no ano passado e encaminhou 8.281 pessoas para entrevistas, resultando em 298 pessoas inseridas no mercado de trabalho. Em janeiro de 2025, foram divulgadas 120 vagas, com o encaminhamento de 773 currículos e inserção de 18 pessoas no mercado.
Ainda segundo a Secretaria, as pessoas que desejarem ter informações sobre a elaboração de currículos e comportamentos durante entrevistas de trabalho poderão acessar o Workshop da Empregabilidade, no canal da Prefeitura no Youtube.
A Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) também mantém um programa que colabora para a colocação de pessoas no mercado de trabalho. "O Empregos Acif está ativo há mais de 20 anos com o objetivo de divulgar para a comunidade as vagas disponíveis em nossas empresas associadas. De forma gratuita, a população utiliza nossa plataforma para se conectar aos contratantes", informou a assessoria de imprensa da associação.
O programa também oferece conteúdos para os candidatos que querem se posicionar no mercado, como dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego. "Nos últimos dois anos, o Empregos Acif foi responsável por preencher cerca de 600 vagas de trabalho na cidade de Franca e, atualmente, conta com 30 vagas disponíveis pelo www.empregosacif.com.br.”
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.