EM FRANCA

Vereadores usam urgência para criar 15 novos cargos de assessores

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Reprodução/Câmara Municipal de Franca
Sessão da Câmara Municipal de Franca, nesta terça-feira, no auditório do Uni-Facef
Sessão da Câmara Municipal de Franca, nesta terça-feira, no auditório do Uni-Facef

A Câmara Municipal de Franca aprovou, em regime de urgência, o projeto de resolução que prevê a ampliação de 15 para 30 cargos de assessores comissionados, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 28, realizada no auditório do Uni-Facef (Centro Universitário Municipal de Franca). O texto passará por uma segunda votação, prevista para a próxima terça-feira, 4, para entrar em vigor.

Dez vereadores votaram favoravelmente para que o projeto entrasse, nesta terça-feira, 28, em votação em regime de urgência. Apenas quatro vereadores foram contrários à tramitação expressa: Kaká (Republicanos), Marco Garcia (PP), Marília Martins (PSOL) e Walker Bombeiro das Libras (PL) se opuseram ao pedido de votação da matéria na sessão desta terça-feira.

Com a urgência assegurada, o projeto foi aprovado com 12 votos favoráveis. Kaká e Marco Garcia, que havia adiantado sua posição ao Portal GCN/Rede Sampi no período da manhã, foram os únicos que votaram contra a criação de novos assessores.

Votaram a favor da ampliação de 15 para 30 cargos de assessores os vereadores Andréa Silva (Republicanos), Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), Claudinei da Rocha (MDB), Donizete da Farmácia (MDB), Gilson Pelizaro (PT), Kaká (Republicanos), Leandro O Patriota (PL), Lindsay Cardoso (PP), Marcelo Tidy (MDB), Marília Martins, Walker Bombeiro das Libras e Zezinho Cabeleireiro (PSD).

O projeto aumenta o número de assessores pessoais de livre nomeação por cada vereador. Isso significa que cada um dos 15 vereadores de Franca poderá escolher duas pessoas para ajudar no trabalho, além de já contar com um servidor de carreira como analista legislativo.

“Eles viram a necessidade de ampliar esse quadro de funcionários comissionados aqui na Câmara Municipal e acreditamos que a próxima votação será tranquila, no sentido de ser aprovada, porque, se você pega uma Câmara Municipal como a de Franca, que atende quase 400 mil habitantes, e a nossa, com uma Câmara enxuta de apenas 15 vereadores, fazendo uma média per capita por vereador, dá quase 25 mil habitantes por vereador”, justificou o presidente, o vereador Daniel Bassi (PSD).

“Isso não é luxo algum. Estamos ampliando a estrutura de pessoal da Câmara Municipal para atender melhor ao público. Então, mostramos essa necessidade, demonstramos a legalidade tanto na parte jurídica quanto na parte fiscal, e fizemos todos os procedimentos corretos, além de dar a devida publicidade ao projeto”, completou.

De acordo com a assessoria de Daniel Bassi, caso o projeto seja aprovado, as nomeações para os cargos só poderão ser realizadas a partir do dia 23 de junho.

O projeto passará pela segunda votação na próxima sessão da Câmara Municipal de Franca, marcada para a próxima terça-feira, dia 4 de fevereiro.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

10 Comentários

  • ANTONIO PEDRO DONIZETE DE SOUZA 29/01/2025
    Parabéns aos vereadores que votaram CONTRA, todo tipo de projeto que representa gasto de dinheiro público deveria passar por uma audiência pública, aumento de gastos na atual situação é imoral, precisa melhorar o atendimento é na saúde, educação, segurança, aumentar vagas em creches, etc, esses representantes que têm essa mentalidade e votaram a favor desse projeto devem ser esquecidos pelo eleitor .
  • Alen Fr 29/01/2025
    A urgência é pra aumentar o salário com rachadinha.
  • Maxwell 29/01/2025
    Vermes, sanguessugas, parasitas! Vão sugar a cidade enquanto pode até que não sobre mais nada...
  • João Carlos 29/01/2025
    Já é o cúmulo do absurdo a necessidade desse tanto de vereadores, quanto mais dois assessores para cada um deles. Acorda Franca!!! Se fosse para fazer um projeto para a população não teria essa urgência toda.
  • Darsio 29/01/2025
    Não há dúvidas de que teríamos uma carga tributária muito menor, se grande parte do que é arrecadado não fosse desperdiçada em salários maravilhosos e privilégios de dar inveja a marajás, para a classe política. De uma Câmara municipal ao congresso federal, são bilhões e mais bilhões de reais que deixam de ser aplicados em escolas, postos de saúde, moradias, saneamento etc, para simplesmente bancar a farra que a classe política faz. Higienizar o Estado, de modo a colocar fim a essa pouca vergonha, deveria ser a principal bandeira de luta de todos aqueles que pleiteiam um melhor país para se viver, independente de ideologias.
  • Antonio F do Nascimento 29/01/2025
    Vereadores eleitos recentemente e ja sendo favoraveis a esse \" trem da alegria\" , nem esquentou a cadeira ainda, e esta sendo \" Maria vai com as outras\". Hoje não temos mais representantes para defender o povo, mas representantes para buscar seus proprios interesses. Façam uma pesquisa e o povo é contra.
  • Lucas 28/01/2025
    Se resumo em uma vergonha desdes vereadores nomeados pela cidadao francano... franca tem fama dos vereadores somente fazer projeto de nome de rua... sou kaka, donizete da farmacia e todos cumpram com a pronessa que fizeram para garantir sua cadeira na camara de franca.. uma vergonha
  • Gabiroba 28/01/2025
    Mais 15 para tentar ajudar os nobres a identificarem o mato alto na cidade inteira... Já que eles sozinhos não conseguem ver! A verdade é que passou a eleição o Sr. Prefeito sumiu, esse mandato vai aproveitar para se esbaldar nas falcatruas.
  • Wilson Silva 28/01/2025
    Mais 15 pessoas pra ajudar os outros 15 à fazer absolutamente quase nada, ficam todos escondidos nos gabinetes só nas redes sociais, jogando conversa fora e esperando vencer o mês pra ir no caixa eletrônico só pra retirar o pagamento, isso é uma vergonha, bando de carrapatos seus sanguessugas.
  • Bilal 28/01/2025
    Essa é a contrapartida dos eleitos para cumprir o que prometeram para os seus cabos eleitorais, às despensas do erário público, é claro. E para mante-los fiéis e com os mesmos propósitos nas eleições futuras, sabem quanto ganha uma assessoria de deputado?, vc não sabe, mas paga por isso.