
O Grupo Santa Casa de Franca se destaca não apenas pela tradição no cuidado à saúde, mas também pela sua constante busca por excelência em gestão hospitalar. A instituição recebeu a importante acreditação ONA Nível 2: Acreditado Pleno, se tornando a 4ª Santa Casa do Estado de São Paulo a conquistar esse reconhecimento.
“É um selo que reconhece os padrões de qualidade. Padrões esses relacionados à segurança do usuário, maturidade em relação aos processos instituídos e à capacidade de integração entre diversos setores e comissões, setores e comissões que hoje existem no ambiente hospitalar”, disse o gerente assistencial do Hospital Geral da Santa Casa de Franca, Wellington Alves Mendes.
O processo de acreditação é realizado a partir de uma avaliação feita por uma IAC (Instituição Acreditadora Credenciada) e uma equipe especializada da ONA (Organização Nacional de Acreditação). São analisados critérios do Manual Brasileiro de Acreditação, que abrangem desde a segurança do paciente até a gestão dos processos. O IQG (Instituto Qualisa de Gestão) foi o responsável por classificar o grupo francano.
O gerente de Inovação, Melhoria Contínua e Qualidade do Grupo Santa Casa de Franca, Guilherme Ribeiro, explicou o objetivo da avaliação dentro dos hospitais. “Para verificação daqueles pontos que precisam ser melhor abordados, padronizados e com o objetivo de garantir a segurança do paciente, assegurando que aquele procedimento seja feito no paciente correto, no lado correto e, também, o seguimento das seis metas internacionais de segurança do paciente, que são essenciais para o bom atendimento e a qualidade nos serviços prestados”.
“Após essa análise diagnóstica, é realizada a visita pela empresa credenciada pela Organização Nacional de Acreditação, onde são avaliados alguns pontos nos serviços, como a entrada do paciente, cirurgias, qualidade, segurança medicamentosa, para verificar se todos os pontos estão condizentes com os requisitos que a ONA preconiza para a obtenção dos selos”, completou Guilherme.
Os selos de acreditação são divididos em três níveis. O primeiro selo, chamado ONA Nível 1, é concedido quando a instituição garante a segurança do paciente. O ONA Nível 2 abrange aspectos de gerenciamento, seguindo as diretrizes e práticas recomendadas para uma gestão eficaz. Já o ONA Nível 3 representa o nível de excelência. Neste estágio, todos os pontos anteriores - segurança do paciente, gerenciamento e práticas estruturadas - estão plenamente integrados.
Wellington reforça que o nível 2 foi alcançado logo no primeiro processo de acreditação. “Nossa instituição, a Santa Casa de Franca, foi reconhecida como nível 2 pleno na ONA, o que demonstra a excelência e a preocupação com a segurança do paciente e a qualidade dos processos. Essa conquista tem grande impacto porque conseguimos esse reconhecimento de forma plena no nível 2, já na primeira avaliação”.
Para o superintendente técnico da ONA, Péricles Cruz, a certificação é um reflexo do compromisso com a qualidade. “Esse é um processo voluntário e educativo, que envolve visitas periódicas e a verificação de mais de 1,7 mil requisitos em todas as áreas da instituição. É uma honra ver o Grupo Santa Casa de Franca avançando para o nível 2, com uma certificação válida por dois anos”.
Trabalho construído
O administrador hospitalar Thiago da Silva lembrou que, quando assumiu a gestão, a estrutura estava comprometida e a instituição enfrentava uma grande dívida. Apesar dos desafios, o trabalho árduo foi recompensado com a premiação, que reflete os esforços da equipe em proporcionar as melhores condições humanas e estruturais para os pacientes
“Hoje, ao lado do IQG, buscamos uma certificação de qualidade assistencial que valoriza nosso trabalho e inspira outras Santas Casas. Quero deixar um recado para todos: não desanimem. O sucesso não é um destino, mas sim a jornada que cada um de nós está disposto a trilhar”, expressou Thiago.
Agradecimento
Tony Graciano, presidente do Grupo Santa Casa de Franca, agradeceu aos funcionários das três unidades da instituição filantrópica: Hospital Geral, Hospital do Câncer e Hospital do Coração. “Todos, sem exceção, desempenharam um papel essencial para que chegássemos a esse resultado. A acreditação ONA nível 2 consolida nosso foco na excelência e na segurança no atendimento aos nossos pacientes. Isso só foi alcançado graças à união e ao empenho de todos. E é apenas o começo”.
OSSs
O Grupo Santa Casa é uma Organização Social de Saúde. Graciano aproveitou a conquista da acreditação ONA nível 2: Acreditação Plena para reforçar a importância das OSS para o atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde). “Elas permitem uma gestão mais ágil e eficiente, o que nos ajuda a ampliar o acesso e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população, sempre alinhadas aos princípios do SUS, dando prioridade também para economia e produtividade”.
Esses reconhecimentos têm se tornado cada vez mais frequentes para a instituição filantrópica. O AME (Ambulatório Médico Especializado) de Campinas, administrado pelo Grupo Santa Casa de Franca, também alcançou o nível 2 de acreditação.
Superioridade na produção e maior economia. Segundo Graciano, em 2018, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou que os serviços de saúde prestados por OSSs apresentavam até 52% mais produtividade e eram cerca de 32% mais baratos quando comparados às unidades administradas pelo governo.
Grandeza
Além dos hospitais francanos, o grupo administra os AMEs dos municípios de Casa Branca, Campinas, Franca, Ribeirão Preto, São Carlos, Taquaritinga e Vale do Jurumirim.
O Grupo Santa Casa de Franca atende 22 cidades do DRS-VIII (Departamento Regional de Saúde), abrangendo uma população média de 700 mil habitantes.
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Comentários
4 Comentários
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Nelson 07/02/2025EXCELÊNCIA EM QUÊ MESMO? PORQUE VAGAS LÁ É LOTERIA...QUANDO ESTÁ,EXAMES DEMORAM UMA ETERNIDADE E O PACIENTE FICA NO RISCO DE CONTRAIR BACTÉRIAS...MUITOS ENTRAM LÁ E SAEM NUM CAIXÃO... ISSO É EXCELÊNCIA?
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FERNANDO 06/02/2025acredito q o trabalho realizado no Hospital do Câncer e do Coração sejam bem melhores dos que são feitos na Santa Casa, principalmente o atendimento dos funcionários
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Vichhh. 03/02/2025Imagina o nível de avalição, misericórdia.............
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Maria 29/01/2025Meu Deus. como deve ser as outras instituições então. Meu pai morreu na Santa Casa por postergarem a cirurgia de um femur. Tetavamos conversar com os médicos e os que nos atendiam era os residentes, sem o acompanhemento do titular. E ainda fala que excelência em atendimento?