
Relacionamento com a Receita Federal, como declaração do Imposto de Renda e opção de Plano Previdenciário; assinatura de contratos; CNH digital, além de acesso à Conectividade Social para verificar extrato do FGTS e ao e-Social para operar o sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas: como garantir a segurança dos usuários nesses ambientes virtuais tão sensíveis a dados e movimentações pessoais? Com o e-CPF: certificado que confere autenticidade às transações online, como explica o coordenador de Certificação Digital da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), Alexandre Fortes.
“O e-CPF é um certificado digital exclusivo para Pessoas Físicas que atua como uma identidade digital. É o que garante a autenticidade das interações dos usuários com os sistemas da Receita Federal e de outros órgãos governamentais, conferindo, ainda, validade jurídica a contratos assinados digitalmente”, afirma Fortes. “Com ele, as atividades do usuário se tornam mais ágeis e seguras, resguardando-o de fraudes e transtornos. Com o e-CPF, é possível, por exemplo, assinar documentos pela internet garantindo que eles não serão modificados, posteriormente. O usuário ainda evita filas e esperas em ambientes físicos”, diz.
Atualmente, existem dois modelos de e-CPF: o A1 e o A3. No primeiro caso, o certificado digital é instalado no computador ou celular do usuário e possui validade de 12 meses. Com o A3, a instalação acontece em uma mídia, como cartão e token, ou na nuvem. Nos dispositivos, a validade de 12 meses é mantida e, no caso da nuvem, pode ser estendida a 36 meses.
Há mais de 15 anos no mercado, o Certificado Digital ACIF emite o e-CPF em suas duas versões. Além disso, oferece todas as modalidades de certificação para Pessoa Jurídica. Para pessoas e empresas, a certificação reduz fraudes na comunicação digital, diminui a burocracia, dispensa o reconhecimento de firma em cartório, atribui validade jurídica a documentos eletrônicos e ainda é ecologicamente responsável.
“É extremamente importante realizar a emissão do certificado digital em estabelecimentos com Autoridade de Registro, como é o caso da ACIF, e que seguem as normas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação”, diz Alexandre. “É o que garante um processo correto e seguro para o usuário.”
Pela ACIF, as emissões de certificado acontecem presencialmente em sua sede (Rua Monsenhor Rosa, 1940 – Centro de Franca), no endereço escolhido por quem vai emitir ou, ainda, virtualmente, por videoconferência. Para agendar a emissão do Certificado Digital por videoconferência ou no seu endereço, entre em contato pelo link https://bit.ly/4htJOC6.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.