OLHE PARA O CÉU

2025 promete ser um ano 'incrível' para os amantes da astronomia

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Foto: Emre Ayata via Pexels
Pessoa observa estrelas
Pessoa observa estrelas

Ao decorrer deste ano de 2025, um efeito visual chamado Alinhamentos Planetários acontecerá por pelo menos três vezes, deixando alguns planetas visíveis a olho nu. O primeiro deles será nesta terça-feira, 21. Nesta noite, será possível ver quatro planetas ao mesmo tempo no céu.

A explicação para esse efeito está no fato de que os planetas orbitam em torno do Sol, mantendo-se na trajetória marcada pela força gravitacional da estrela. Essa linha imaginária é conhecida como "eclíptica" e explica por que os planetas parecem se aproximar, quando na verdade estão distantes

"É por isso que, às vezes, observamos que os planetas parecem se aproximar uns dos outros no céu, pois os vemos ao longo de uma linha enquanto circulam pela órbita do Sol", explica a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (Nasa) dos EUA.

Veja como acompanhar o alinhamento em Franca 

Vênus e Saturno estarão visualmente muito próximos, e serão vistos no sudoeste, olhando da região central de Franca para o sentido de Restinga, nas primeiras horas da noite, com Júpiter no alto do céu e Marte no leste, olhando no sentido de Patrocínio Paulista.

Marte será o único planeta que de fato vai ficar em posição oposta ao Sol em relação à Terra, formando uma linha reta, um fenômeno que acontece a cada dois anos. Já Urano e Netuno também estarão alinhados, mas será necessário um telescópio para identificá-los.

Mais alinhamentos planetários 

Em 28 de fevereiro, um sétimo planeta, Mercúrio, aparecerá ao mesmo tempo no céu, formando assim o mais raro dos Alinhamentos Planetários, que só voltará a acontecer daqui a 467 anos.

Enquanto isso, em 11 de agosto, será possível observar até seis planetas: Mercúrio, Vênus, Júpiter, Urano, Netuno e Saturno. Nos dois casos, será necessário o uso de um telescópio para identificar todos os corpos celestes.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

2 Comentários

  • Darsio 22/01/2025
    A diferença entre curiosos e amantes de astronomia é que, dentro de suas possibilidades, buscam realizar observações com telescópios. Já os bolsonaristas que, se julgam muito inteligentes, dão um passo a frente e, procuram contatar via celular sobre suas cabeças, os extraterrestres que acreditam habitar esses planetas. E, isso depois da rotina diária de cantar o hino nacional para pneus e bater continência para a bandeira dos EUA, mesmo Trump afirmando que o Brasil não possui importância para eles e, que os brasileiros devem ser subservientes aos interesses dos americanos, aqui entendidos como sendo somente aos cidadãos dos EUA. Excluindo os imigrantes latinos é claro, pois para Trump são lixo, bandidos e que até mesmo atacam os cães dos estadunidense para matá-los e comer a carne.
  • Darsio 21/01/2025
    Meu Deus do céu!!! O que vai haver de bolsonarfistas com celular sobre a cabeça contatando extraterrestres, não tá escrito!!! São os que mediante um viralatismo sem limites, idolatram o Trump, o mesmo que em resposta a uma jornalista brasileira disse que o Brasil não tem a mínima importância para os EUA e, que cabe aos brasileiros servirem aos interesses dos estadunidenses. Nem mesmo o eduardo bananinha e a micheque, que viajaram as nossas custas, tiveram permissão para acompanhar a posse do Trump no Capitólio.