MUTIRÃO DE CATARATA

'Foi tudo bem, graças a Deus', analisam pacientes de Franca

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Dona Sebastiana, logo apos passar pela cirurgia de catarata nesta quinta-feira
Dona Sebastiana, logo apos passar pela cirurgia de catarata nesta quinta-feira

Após uma viagem de aproximadamente 300 km (ida e volta), 80 pacientes retornam a Franca com expectativa de melhorar a qualidade e vida e a autoestima. Muitos esperavam por uma cirurgia de catarata havia anos.

Nesta quinta-feira, 16, foi realizada a primeira etapa do mutirão de catarata programado pela Prefeitura de Franca. Os procedimentos foram realizados em Monte Azul Paulista. Os pacientes e acompanhantes foram divididos em quatro ônibus, com saídas escalonadoas da cidade para dinamizar o serviço no Hospital e Maternidade "Fernando Magalhães".

Maria de Oliveira Santos, 58 anos, cuidadora de idosos, disse que o procedimento foi rápido e transcorreu tudo bem. "Foi rapidinho. Acho que durou uns 10 minutos mais ou menos. Estou meio tonta. Eu estava enxergando muito pouco, vai melhorar bastante, se Deus quiser", disse, logo após deixar o centro cirúrgico.

Sebastiana Aparecida de Oliveira, 65 anos, que viajou ansiosa, também comemorou o sucesso do procedimento. "Foi bem sucedida a cirurgia. Agora é recuperar rápido para fazer no outro olho", disse Sebastiana, que operou o olho esquerdo.

Ângelo Calderari Neto, de 74 anos, que trabalha com máquinas, destacou que tudo ocorreu bem e logo fará a segunda cirurgia. "Foi tudo bem, graças a Deus, foi uma beleza. As pessoas são muito atenciosas com a gente. Depois vou operar o outro lado. Operei o direito, depois será o esquerdo. Estava difícil pra enxergar", disse Ângelo.

Os pacientes retornam ao hospital de Monte Azul para uma avaliação pós-operatória nesta sexta-feira, 17. Para as pessoas que necessitam operar os dois olhos, a segunda cirurgia está agendada para o dia 11 de fevereiro.

Raquel Laureano, diretora do hospital, que inclui a unidade Hospital Regional do Olho "Nestor Elias David", disse que o cronograma foi cumprido dentro do programado. "O hospital abriu às 6h para receber os pacientes de Franca. O atendimento foi dividido em quatro horários, com 20 pessoas em cada para que os pacientes não ficassem aguardando muito tempo. Os procedimentos foram considerados um sucesso", disse a diretora da unidade hospitalar, após a conclusão dos procedimentos que foram finalizados por volta das 17h.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários