O equipamento de raio X da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Aeroporto, em Franca, está fora de funcionamento desde sexta-feira, 3, causando grande desconforto à população que depende dos serviços públicos.
Quando um exame de imagem é solicitado, os pacientes são redirecionados para a UPA do Jardim Anita ou para o Pronto-Socorro Infantil, dependendo da idade. Após realizar o exame, é necessário retornar à unidade de origem para apresentar os resultados ao médico que fez a solicitação. Essa movimentação, somada à demora para concluir o atendimento, tem agravado a insatisfação.
Um dos pacientes, que preferiu não se identificar, reclamou da falta de informação no momento do cadastro. “Se tivessem avisado que seria assim, eu teria ido direto para o Jardim Anita. Expliquei meu problema e sabiam que seria raio X”, afirmou com indignação.
A situação é ainda mais crítica para aqueles sem meios de transporte ou condições financeiras para se deslocar. Ambulâncias têm levado alguns pacientes às unidades responsáveis pelo exame, mas estão priorizando os casos mais graves devido à sobrecarga.
“Estou indo embora sem atendimento. Me mandaram fazer raio X em outro lugar, mas eu não tenho condições de ir”, lamentou Célia Aparecida, 63 anos, aposentada.
Funcionários da UPA informaram que ainda não há previsão para o reparo do equipamento. Enquanto isso, pacientes e profissionais seguem enfrentando dificuldades.
Outro lado
Procurada, a Secretaria da Saúde informa que o equipamento da unidade de saúde do Jardim Aeroporto está em manutenção, mas não informa a previsão para conclusão do reparo.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.