O comércio vive em dezembro o mês mais esperado quando se fala em vendas. Impulsionados pela Black Friday na última sexta de novembro, o Natal e o Ano Novo vêm na sequência atraindo clientes nas lojas e gerando grandes expectativas.
Desde a última segunda-feira, 9, o comércio atua em horário estendido, com fechamento das lojas às 22h. A alteração no funcionamento é uma oportunidade a mais para quem não pode ir no horário habitual.
Estreando o primeiro fim de ano, a comerciante Márcia Maria Gomes, de 50 anos, abriu uma loja de cosméticos em abril deste ano no Centro e espera festejar um dezembro de boas vendas.
"Este é meu primeiro ano aqui no Centro e a expectativa é muito grande para o Natal. Espero que consigamos bater nossas metas, não só eu, mas todos os comerciantes", comentou Márcia.
A empresária também elogiou as mudanças feitas na cidade. “O Centro está muito bonito, o prefeito caprichou este ano. Isso certamente ajuda a atrair mais clientes e a melhorar a experiência de compras", disse.
Com a chegada do 13º salário, a expectativa de Márcia é que as vendas aumentem a partir do dia 20 de dezembro. "Estamos todos bem confiantes de que, com o pagamento do 13º, as pessoas vão começar a comprar mais", finalizou.
Vendedora desde os 13 anos de idade, Jéssica Bruna, de 28 anos, comenta que está com a “expectativa grande’’ para o aumento nas vendas e na procura pelos clientes na loja de calçados onde trabalho, no calçadão do Centro de Franca.
Jessica afirma que já atuou como vendedora de outros produtos e que seu forte é sapato. Ela relata que o desempenho nas vendas deve ser potencializado na semana do Natal.
“Semana que vem, creio eu que vai ser bem mais movimentada, bem mais, porque eles deixam tudo para a última hora. É o famoso brasileiro”, diz a vendedora.
Maria Ângela Borges, de 65 anos, estava no Centro na tarde sexta-feira, 13, para fazer as compras de Natal. “Vim comprar umas coisinhas para mim e também para meus cachorrinhos”, contou Maria Ângela, que preferiu evitar a aglomeração da noite. Quando questionada sobre os preços, ela foi direta: “Bons, pelo menos nesta loja”, disse, indicando que encontrou preços acessíveis.
Maria Ângela também afirmou que, para ela, a escolha de comprar antecipado foi a mais acertada. “Sem dúvida, é melhor vir agora. Semana que vem, o Centro fica muito cheio, né?”, disse ela para a equipe de reportagem ao final das compras.
Horário do comércio em dezembro
Confira os horários especiais do comércio de rua desde 9 de dezembro:
•
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.