Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que Franca registrou 5.392 admissões e 5.135 desligamentos em outubro, resultando na criação de 257 vagas de trabalho no mês.
O resultado foi impulsionado pelo comércio, com 306 novas vagas. O setor, tradicionalmente, registra crescimento com a aproximação da Black Friday, do Natal e do Réveillon, uma tendência que se intensifica principalmente no último bimestre do ano.
O IE-Acif (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) projeta a criação de 4.535 novos postos de trabalho no setor comercial da cidade entre novembro e dezembro. "Os números são positivos e refletem a queda no desemprego e a estabilidade do PIB, fatores que contribuem para o crescimento econômico da cidade", afirmou o presidente da Acif, Fernando Rached Jorge.
Outros setores também fecharam com saldo positivo: serviços (+154 vagas) e indústria (+34). Do outro lado da balança, a agropecuária perdeu 24 postos de trabalho, e a construção civil encerrou o mês com 213 vagas a menos.
As 257 vagas criadas em outubro superam o desempenho de setembro, que apresentou saldo positivo de 173 postos. Por outro lado, o resultado é inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando foram criadas 336 vagas.
Neste ano, Franca registrou abertura de novas vagas de emprego todos os meses até outubro, com saldo positivo de 6.151 novos postos de trabalho criados em 2024. No mesmo período do ano passado, foram 4.221.
Hoje, 102.408 pessoas estão empregadas em Franca com carteira assinada, o maior numero da série histórica.
Estado e Brasil
Franca não foi um caso isolado. O Estado de São Paulo criou 47.255 oportunidades de trabalho, enquanto o país contabilizou 132.714 empregos em outubro.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Otávio 12 horas atrásPouca vaga para o tamanho da cidade. Vamos agradecer ao presidenet e ao nosso prefeito!