EM ESTUDO

Governo estadual estuda reativar estação da Mogiana para turismo

Por Lucas Faleiros | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Arquivo/GCN
Estação francana tem grande valor histórico e já foi muito importante para o transporte regional
Estação francana tem grande valor histórico e já foi muito importante para o transporte regional

O Programa de Turismo Ferroviário, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo na última semana, tem a Estação Mogiana, em Franca, como um dos pontos a serem estudados para reativação. O espaço passa, atualmente, por reformas.

A ideia da administração estadual é implantar uma malha ferroviária turística que, na região, interligaria Franca a Restinga, Batatais, Brodowski, Jardinópolis e Ribeirão Preto.

A possível linha ainda poderia ligar a região norte do estado à capital paulista e ao litoral, por meio do Trem Intercidades – a hipótese foi levantada pelo governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos, no fim de outubro.

De acordo com o Governo estadual, a possibilidade será estudada para entender quais seriam os impactos sociais e econômicos em toda a região, além de saber se o turismo seria, realmente, potencializado.

Valor histórico

Além da Estação Mogiana, em Franca, o Governo paulista almeja reativar a Estação Barracão, em Ribeirão Preto. Em documento divulgado pela Secretaria de Turismo e Viagens, os dois espaços são citados como “de grande significação histórica e cultural”.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

5 Comentários

  • bras cubas 12/11/2024
    Jogou 2 milhões fora na vergonhosa reforma que não acaba nunca, e não se trata de restauração, e agora fala que vai reativar a linha férrea. Pura demagogia para enganar os trouxas, pois, vão desmanchar a avenida Chico Júlio para colocar os trilhos do trem. se hoje é um caos passar pela rotatória do são Joaquim, faz uma ideia como será com uma linha de trem no meio do caminho. Haja dinheiro público jogado fora. Será que agora o prefeito consegue comprar uma casa própria, ou vai continuar morando de favor?
  • Darsio 12/11/2024
    Mas, o Tarcisão não está vendendo todo o patrimônio dos paulistas a preço de banana, como fez com a Sabesp? Por que ele agora pretende desperdiçar uma fortuna em algo irrelevante? Ou será que o Estado custeará toda a obra e depois a entregará para o mercado?
  • Lucas 12/11/2024
    Isso seria muito legal!
  • Darsio 12/11/2024
    Ridículo!! O custo seria muito alto, sabendo-se que há outras demandas muito mais urgentes. Veja o caso do aeroporto em que milhões de reais foram investidos e, hoje só os quero-queros o utilizam. A cidade expulsou a ferrovia e todo o seu espaço foi tomado por veículos automotores. Aliás, por falar em trem turístico, pergunto o que aconteceu de fato com a linha que existia em Pedregulho? Onde estão os trilhos e os dormentes? E, a locomotiva? O investimento em ferrovia deveria se pautar no que há de mais moderno e centrar no transporte de mercadorias, mas aí certamente o Tarcísio não vai querer se indispor com as transportadoras e os caminhoneiros, pois mal desceu do palanque já está pensando em 2026
  • Passarinheiro 11/11/2024
    \"de grande significação histórica e cultural”. Só o governo estadual pra enxergar assim, porque o municipal prefeito e vice, são cegos.