Pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Ágili mostra que o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) tem folgada margem de vantagem sobre seu adversário no segundo turno, João Rocha (PL), e chega na reta final da disputa como favorito para conquistar nas urnas o direito de governar Franca por mais quatro anos.
Considerados os votos válidos (descartados os brancos e nulos), método utilizado pela Justiça Eleitoral para anunciar o resultado oficial das eleições, Alexandre tem hoje 60% das intenções de voto, contra 40% de João Rocha.
Na pesquisa estimulada, quando são apresentados aos eleitores os nomes dos candidatos, Alexandre tem 50,5% das intenções de voto, enquanto João Rocha alcança 33,7%. Não votam em nenhum dos dois, 11,2% dos eleitores. Não sabem ou preferiram não responder, 4,5% dos entrevistados.
No levantamento espontâneo, quando nenhum nome é apresentado e os eleitores dizem livremente em quem pretendem votar, a vantagem também é do prefeito Alexandre Ferreira, com 41,7%. João Rocha tem 26,3%. Não sabem ou preferiram não responder, 32% dos entrevistados.
Convicção de voto
O Instituto Ágili perguntou aos eleitores quão certos eles estão neste momento com relação à escolha do nome em que decidiram votar. Para 79,3%, a escolha está feita, é um voto definitivo e que não muda mais. Cerca de 20,7% dos entrevistados disseram que é um voto “de momento” e que ainda poderão escolher outro.
No caso dos eleitores que declaram voto em Alexandre Ferreira, 86,5% dos entrevistados disseram que estão absolutamente convictos da escolha e não mudam mais. Apenas 13,5% dos que optam pelo atual prefeito admitem que ainda podem mudar o voto.
Entre os eleitores de João Rocha, o cenário traz números semelhantes, apenas ligeiramente menos favoráveis, com 82,8% afirmando se tratar de um voto definitivo, enquanto 17,2% consideram a possibilidade de mudar sua escolha.
Rejeição
Os eleitores também foram consultados sobre em qual candidato não votam de jeito nenhum. João Rocha é o mais rejeitado, com 29,8% dos eleitores afirmando que não votam nele em nenhuma hipótese. Alexandre Ferreira é rejeitado por 22,5% dos entrevistados. Não rejeitam nenhum dos dois, 34%. Não sabem ou preferiram não responder, 13,7%.
Expectativa de vitória
Também foi medido pelo Instituto Ágili quem os eleitores acreditam que vai vencer a disputa, independentemente do candidato em quem votam.
Para 72,3% dos entrevistados, Alexandre Ferreira sairá vitorioso das urnas no domingo. Apenas 16% dos eleitores apontam a vitória de João Rocha. Não sabem ou preferiram não responder quem acreditam que será o vencedor, 11,70% dos entrevistados.
A pesquisa
O Instituto Ágili entrevistou 600 eleitores de Franca entre os dias 18 e 22 de outubro. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima é de 4%, para mais ou para menos. Contratada e custeada pelo portal GCN, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número SP-02353/2024.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
4 Comentários
-
ROGERIO OLIVEIRA E SILVA 23/10/2024Pesquisa tendenciosa....João Rocha tá na frente....GCN ta doido pro Alexandre ganhar....Chega de Alexandre ....se em 03 mandatos como prefeito não conseguiu dar um salto de prosperidade oara a cidade mais 04 anos não vai dar....quer se aposentar na Prefeitura é?
-
Valeska 23/10/2024Kkkk Tá mais fácil o Bolsonaro comer o Peru do Natal na cadeia do que o candidato do PL aer prefeito
-
Valeska 23/10/2024Podem cravar a diferença a favor do Alexa dre vai ser acima de 62 por entorno,devido à mediocridade do PL,e a arrogância do seu andidado que vende a cidade como se fosse um lixo,o que não é verdade
-
Antonio Carlos 23/10/2024Vai ter jeito não, vai continuar com o dedo atolado mesmo....mas é só passa lá no Tuta pra toma uma gelada e chora as pitanga que passa.....rsrsrs....