ENGASGAMENTO

Menino de 7 anos é salvo após engasgar com moeda em escola

Por Bruna Góis | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/WhatsApp
Raio-X: Moeda ficou presa na garganta da criança de 7 anos
Raio-X: Moeda ficou presa na garganta da criança de 7 anos

Um menino de 7 anos "nasceu de novo" após sobreviver a um engasgo com uma moeda de 25 centavos. O fato desafiador ocorreu nesta terça-feira, dia 8, na Escola Estadual Barão de Franca.

Segundo a mãe, a criança levou a moeda para comprar um sucolé (sorvete) fora da escola. Na escola, a criança começou a brincar com a moeda e a colocou na boca, ficando com ela presa em sua garganta.

Uma professora foi chamada quando as crianças perceberam a situação. Acionaram o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e outra professora correu até a uma farmácia próxima à escola para pedir ajuda. O farmacêutico Cleber Henrique, 36 anos, foi rapidamente até o local para prestar socorro.

Manobra de Heimlich  

O menino já não conseguia respirar, mas, após o homem executar a manobra de Heimlich, a respiração voltou e o menino começou a vomitar sangue e muita saliva. "Fiz alguns procedimentos padrão de quem está nessa situação. Coloquei-o de cabeça para baixo, fiz alguns movimentos. Deu a sensação de que ele estava melhor, mas ainda tinha incômodo e desconforto", relatou o profissional.

A mãe, Ana Laura Paixão, auxiliar de serviços gerais, juntamente com uma professora e o farmacêutico, levaram o menino para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Anita, a 9 minutos da escola. "Por prudência, e como o resgate estava demorando, eu, a mãe e algumas pessoas que estavam ajudando, colocamos no carro e o levei até a UPA mais próxima. Chegamos lá e os médicos, de forma muito rápida, já deram a devida atenção e demonstraram grande preocupação", afirmou Cleber.

O farmacêutico declarou ainda que sua atitude de ajudar a criança foi instintiva, e que ele apenas se colocou no lugar dos outros. "Como você gostaria que fizessem com você? É assim que costumo agir no meu dia a dia, independentemente de ser uma situação emergencial ou não", concluiu. "Foi um milagre", diz a mãe.

Na UPA, a criança fez um exame de raio-X para verificar a posição da moeda na garganta. Com o resultado em mãos, constataram que se tratava de uma situação de risco, e ele foi transferido para o Pronto-socorro Infantil 'Doutor Magid Bachur Filho', localizado na região central. Na unidade de saúde, a criança ficou aguardando vaga para a Santa Casa.

O menino e sua mãe foram levados para o hospital por volta das 18h, assim que a vaga foi liberada. Após uma nova avaliação médica, decidiu-se realizar uma endoscopia, o que salvou a vida da criança.

"Na escola não havia um profissional capacitado para prestar os primeiros socorros e tentar desengasgá-lo. Foi horrível ver ele passando por tudo isso", afirmou o tio, Guilherme Barcellos.

Correção: Inicialmente, a mãe havia dito à reportagem que o garoto havia levado a moeda para adquirir um picolé na escola, e que isso faria parte de uma atividade. Posteriormente à publicação da matéria, a mãe entrou em contato com o GCN/Sampi para retificar e dizer que era para comprar o sucolé fora do estabelecimento.

Matéria atualizada às 13h38

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

4 Comentários

  • abner 29/10/2024
    Gostaria de explicitar que o Corpo de Bombeiros tem um Programa destinado às crianças e jovens ensinando primeiros socorros gratuitamente, chama Programa Bombeiro na Escola. O Corpo de Bombeiro tem também uma capacitação atendendo a Lei Lucas nº 13.722/18 que trata sobre as intuições de ensino básico a ter seus funcionários com noções de primeiros socorros. É oferecido instrução a toda a comunidade que quiser aprender a ajudar, nesta e em outras situações de emergência. Cabe às interessadas procurar o quartel do Corpo de Bombeiro mais próximo e ter mais informações de como faz para obter este e outros cursos. Em nada se confunde com iniciativas privadas que cobram mensalidade para as crianças frequentarem.
  • Flávia 13/10/2024
    Todas as escolas,creches tem que ter um técnico de enfermagem pra dar assistência às crianças nesses momentos, criança machuca precisa de um curativo um acolhimento, ficam muito vulnerável. Será que ninguém pensa nisso????
  • Gianni 13/10/2024
    Esta situação demonstra o quanto é importante que todos os funcionários de uma escola recebam treinamentos de primeiros socorros!
  • ira 13/10/2024
    SAO BRAS, estava presente, nas pessoas, que o ajudaram, graças a DEUS