NESTE DOMINGO

4 mil pessoas trabalham nas eleições em Franca; veja regras

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Antonio Cruz/Agência Brasil
Eleitor caminhando até a cabine de votação
Eleitor caminhando até a cabine de votação

Apoio logístico, assistentes, guardas, mesários, policiais e servidores. Mais de 4 mil pessoas estarão envolvidas nas eleições de 2024 em Franca para que você possa votar para prefeito, vice-prefeito e vereador neste domingo, dia 6 de outubro.

O chefe do cartório da 46ª Zona Eleitoral, Marcelo Queiroz, informou que começou a distribuição dos materiais para os mesários e apoios logísticos nessa quarta-feira, 2, com previsão de término na sexta-feira, 4. No mesmo dia, às 7 horas, todas as urnas eletrônicas serão ligadas, sendo conferidas a data e a hora para verificar se estão preparadas para domingo.

“No sábado (dia 5), às 13 horas, começamos o envio das urnas eletrônicas para as nossas 47 escolas, nossos 47 locais de votação em Franca, Patrocínio Paulista e Itirapuã”, completou o chefe do cartório.

Sobre uma previsão para a divulgação do resultado final das eleições municipais em Franca, Marcelo disse que não há como “precisar um tempo”, porque depende do sistema, podendo sofrer lentidão, por exemplo.

É crime?

Os eleitores estão permitidos a manifestar, desde que individual e silenciosamente, sua preferência política – seja por candidato, partido ou coligação/federação – por meio de adesivos, bandeiras, broches e camisetas, por exemplo.

A legislação eleitoral proíbe aglomeração de pessoas com roupas ou instrumentos de propaganda que identifiquem partidos ou coligação/federação. Também não é permitida a abordagem ou utilização de métodos de convencimento do eleitorado, como a distribuição de camisetas e demais itens.

É crime o uso de alto-falantes e amplificadores de som; a realização de comício ou carreata; a persuasão do eleitorado; a propaganda boca de urna; a divulgação de propaganda de partido ou candidato; e a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento.

Colégio Champagnat no e-Título?

Apesar de o Colégio Champagnat não ser local de votação nas eleições deste ano, a escola continua aparecendo como colégio eleitoral no e-Título. Marcelo Queiroz explicou que o aplicativo não será atualizado, por se tratar de uma mudança provisória. A expectativa é que o Champagnat esteja apto a receber o público em 2026.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários