PRÉ-ELEIÇÕES

Cartórios eleitorais iniciam preparação de urnas em Franca

Por Higor Goulart | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Higor Goulart/GCN
Urnas sendo preparadas na 46ª Zona Eleitoral de Franca
Urnas sendo preparadas na 46ª Zona Eleitoral de Franca

Os cartórios eleitorais de Franca iniciaram na terça-feira, 24, a preparação das urnas eletrônicas para o primeiro turno das Eleições Municipais 2024. Entre as duas zonas eleitorais, a 46ª e 291ª, cerca de 930 urnas passarão pela geração de mídias, carga e lacração.

O procedimento consiste na inserção, através das mídias, dos sistemas eleitorais e dos dados das candidaturas nas máquinas eletrônicas. “Desde terça, estamos gerando as mídias e inserindo candidato por candidato para passarmos para as urnas eletrônicas”, disse Marcelo Queiroz, chefe do cartório da 46ª Zona Eleitoral.

O trabalho ainda conta com a fiscalização de funcionamento de cada uma das urnas disponíveis no município. Em caso de qualquer problema, um técnico é acionado e realiza a manutenção em até 24 horas, para que todos os equipamentos estejam disponíveis para o primeiro turno.

Segundo Marcelo, a preparação das urnas eletrônicas está prevista para terminar em 1º de outubro. No dia 5 de outubro, os equipamentos serão levados às seções eleitorais.

Não é possível utilizar os equipamentos antes de 6 de outubro, data do 1º turno, uma vez que os sistemas estão programados para permitir que ela só funcione durante o dia e horário da votação

Fiscalização

Durante o período de geração de mídias e preparação das urnas eletrônicas, membros do Ministério Público, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), partidos políticos e federações estão autorizados a realizar a conferência e fiscalização dos trabalhos nos cartórios eleitorais.

Além disso, no dia 2 de outubro, uma auditoria está marcada nas unidades de Franca, para conferência dos trabalhos. “Vamos fazer o sorteio de seis urnas aleatórias, para verificar se todos os candidatos estão no sistema”, informou Marcelo Queiroz.

Durante a cerimônia, qualquer cidadão ou cidadã pode acompanhar o processo de auditoria. Para isso, basta apresentar o documento oficial de identificação com foto no cartório eleitoral.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários