Quatro alunos de Franca e dois de municípios da região estão entre os 500 classificados para o primeiro programa de intercâmbio internacional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc), o Prontos Pro Mundo.
Todos os 416 municípios do Estado com alunos elegíveis à temporada de estudos fora do Brasil – que cumpriram todas as etapas de seleção – terão ao menos um representante na viagem a um país de língua inglesa.
Austrália, Canadá, Grã-Bretanha e Nova Zelândia devem receber os alunos da rede pública paulista, sendo matriculados em escolas de Ensino Médio (high school) locais e ficarão hospedados em casas de família.
O intercâmbio do programa “Prontos Pro Mundo” terá duração de três meses, será 100% gratuito, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), matrícula na escola, material didático, hospedagem, aulas, traslados no Brasil e no exterior e passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também verbas para custos que antecedem a viagem e uma bolsa intercâmbio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior.
Os estudantes selecionados de Franca são Cauê dos Santos Matias, da escola Agostinho Lima de Vilhena, com a nota 8,81, para o Reino Unido; Henrique Goulart Ferreira, escola Agostinho Lima de Vilhena, com nota 8,76, para Reino Unido; Henrique Moreira Soares, escola João Marciano de Almeida, nota 8,56, Reino Unido; e Ana Júlia Silva Fulgencio, da escola Hélio Palermo, nota 8,49, para Reino Unido; além de Lucas Cannela Gonçalves, de São José da Bela Vista, escola Maciel de Castro Júnior, nota 7,51, para o Reino Unido, e Davi Manoel Martins Andrade, de São Joaquim da Barra, nota 5,67, para o Reino Unido.
Uma nova seleção será feita ainda este ano para outras 500 vagas do programa, com embarque previsto para o segundo semestre de 2025. A seleção será composta por etapas de provas e as outras regras estabelecidas por edital. Esta é a primeira vez que alunos da rede estadual paulista são beneficiados com intercâmbio internacional. O aluno tem que ter no mínimo 14 anos de idade.
A lista com os 500 estudantes selecionados pode ser conferida no portal do “Prontos Pro Mundo”.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
2 Comentários
-
Darsio 24/09/2024Que interessante. Aqui não se trata de um ranking de escolas no IDEB que, erroneamente trata como iguais escolas com realidades profundamente diferentes. Afinal, comparar escolas de tempo integral, com muito mais recursos financeiros e muito menos alunos, inclusive por sala de aula, com aquelas que necessitam lidar com a inclusão e, portanto, com jovens de todas as procedências e peculiaridades, soa como uma covardia. Mas, aqui estamos falando de resultados concretos, não mascarados ou fantasiados, em que mesmo em meio a muitas dificuldades, essas quatro escolas demonstraram que são capazes de formar mentes promissoras. parabéns a esses alunos, aos seus pais e as suas escolas!!!!! -
Maria 23/09/2024Parabéns meninos, sucesso pra vcs. Essa é a pequena parcela da escola pública que presta atenção nas aulas, leva o estudo a sério e aproveita as oportunidades que o governo oferece.