A Justiça Eleitoral aceitou a representação da candidata Mariana Negri (PT) e impediu o candidato Guilherme Cortez (PSOL) de associar sua campanha ao presidente Lula (PT).
Na representação, o PT apontou que Cortez teria utilizado materiais ao lado de Lula com a mensagem “quem votou Lula vota 50”. O presidente, no entanto, não tem vínculo de apoio à candidatura do PSOL em Franca, uma vez que faz parte da coligação de Mariana Negri.
“Nós ingressamos com a representação, porque estão com uma notícia falsa”, explicou Pedro Doin, secretário de organização do PT de Franca. “Estão tentando induzir o eleitor ao erro, dizendo que quem votou no Lula, vota 50. Tentando induzir o eleitor de que o candidato do Lula em Franca seria ele”, acrescentou.
Na decisão, o juiz Humberto Rocha, da 291ª Zona Eleitoral, concordou com o argumento do PT, ao apontar que “somente se permite (o vínculo) havendo coligação, o que foi aqui frisado que não houve. Além disso, o material referido - fotografia - usada em material impresso e nas redes sociais, é capaz de modificar o estado de ânimo do eleitor, induzindo-o a erro”, declarou.
O juiz, portanto, proibiu Guilherme Cortez de “distribuir, realizar postagens em redes sociais, emissoras de TV e rádio, em horário eleitoral gratuito e outras que façam uso da imagem do presidente Lula, sob pena de multa”. O valor, até o momento, não foi estipulado.
Por outro lado, o juiz negou a solitação do PT de pedido de resposta, por entender que não houve calúnia, injúria ou difamação contra a candidata Mariana Negri.
O que diz Guilherme Cortez?
Em resposta à decisão, Cortez informou que pretende recorrer da decisão judicial. Segundo o prazo eleitoral, há um prazo de 24 horas para o candidato apresentar o recurso.
Durante a representação, o deputado estadual afirmou que a estratégia do PT é “ridícula” e comprova que “desde o início, o PT quis dividir a esquerda por motivos mesquinhos”.
“Atrás nas pesquisas, o PT quer impedir que eu diga que fiz campanha para o presidente Lula e que vou trabalhar junto com o governo federal. É o primeiro caso no mundo de um partido que quer censurar o apoio ao seu próprio governo”, considerou Cortez.
O candidato ainda afirmou que não pretende recuar por conta do movimento do partido adversário. “Não vão me impedir de dizer que estou ao lado do presidente e continuarei buscando apoio do governo federal para a nossa cidade”, completou.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
13 Comentários
-
Nayra 26/09/2024Deixe sua risada aqui por favor! aff esse garotinho não tem limites não quer fazer de tudo pra ganhar, mais esta ganhando, vergonha, vexame e humilhação
-
Piedade 23/09/2024Pobre cortez!
-
Adauto Casanova 18/09/2024Ratos naufragando. Desunidos e em desespero.
-
Alex 18/09/2024Uai Valeska! O Lule não é um gênio segundo estudiosos? Como assim ele não consegue transferir votos? KKKKKKKKKKKKKKK
-
Leônidas Figueira Castro 17/09/2024Nossa, mas essa Mariana Negri quer mesmo atrapalhar a única candidatura viável da esquerda na cidade?? SAIBA QUE VOTEI LULA E VOU VOTAR EM CORTEZ!!
-
LUIZ ANTONIO 17/09/2024coitado do CORTEZ , o povo hoje não acredita em mais nada vindo do PT - pode mudar de cidade - aqui em FRANCA PT NUNCA MAIS -
-
Lucia 17/09/2024Desculpa mas tenho que rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
Dirceu 17/09/2024Que vergonha.... puxou o saco do Lule e agora ficou a ver navios... Mas a trairagem política é assim mesmo!
-
Valeska 17/09/2024Que fique claro, em algumas regiões onde a população é politizada o LULA até consegue transferir votos, mas no geral não faz milagres , não é Magico , é muito menos faz ressuscitar cadáveres políticos
-
Guilherme 17/09/2024Lambeu o Lula nas eleições presidenciais e agora não pode usar o nome dele. Parabéns!
-
Valeska 17/09/2024Fique tranaui.o aqui em Franca LULA não transfere votos ,quem vai fazer isto,é o próprio el3itor petista ,a ada dia sncontro mais e mais pessoas dizendo que desta vez não vai votar na candidata do PT e sim em você
-
djalma 17/09/2024Quando os votos são poucos, até os esquerdas tem vergonha dos esquerdistas. kkkkk... se juntar o 13 e o 50 não chegam nem ao total de brancos e nulos...
-
A 17/09/2024Farinha do mesmo saco.