LUTO E ESPERANÇA

Menino de 16 anos morre após queda em escola e família doa órgãos

Por Verônica Andrean | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Redes sociais
Vitor Hugo Barbosa Soares, 16 anos
Vitor Hugo Barbosa Soares, 16 anos

Um adolescente de 16 anos teve morte encefálica diagnosticada na tarde desse domingo, 15, na Santa Casa de Franca. Vitor Hugo Barbosa Soares deu entrada no hospital na última quarta-feira, 11, após cair e bater com a cabeça, na escola onde estudava, na cidade de Miguelópolis.

Segundo boletim de ocorrência, Vitor Hugo estava brincando com os colegas dentro de uma sala de aula, na Escola "Capitão Emídio", quando sofreu uma queda e bateu com a cabeça. O adolescente foi socorrido para o hospital de Miguelópolis e, em seguida, transferido em estado grave para Santa Casa de Franca, onde passou por cirurgia, mas na tarde desse domingo não resistiu.

Vitor cursava o 9º ano do ensino fundamental. A Escola Municipal "Capitão Emídio", em suas redes sociais, lamentou a perda do adolescente. “A comunidade escolar, com imensa tristeza, se une em solidariedade com a família e amigos neste momento”.

A família de Vitor Hugo autorizou a doação de seus órgãos, que foi realizada na manhã desta segunda-feira, 16, pela equipe de transplantes da Santa Casa de Franca. Foram captados os pulmões pela Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP); o fígado e rins pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP; e o pâncreas pelo Hospital Leforte de São Paulo.

A captação ocorreu em um trabalho conjunto das equipes da Secretaria de Estado da Saúde com apoio da FAB (Força Aérea Brasileira), que realizou o transporte dos órgãos captados.

Na saída do Centro Cirúrgico, os profissionais da Santa Casa prestaram uma singela homenagem ao doador, se despedindo e agradecendo pelas vidas que serão salvas.  A Comissão de Transplantes da Santa Casa de Franca prestou suas condolências à família e agradeceu o ato de generosidade.

O presidente do Grupo Santa Casa, Tony Graciano, também agradeceu o gesto. “É impossível não nos entristecermos quando uma vida se vai, mas por outro lado surge um sentimento de esperança pelas outras vidas que serão salvas por meio das doações desses órgãos, que só foi possível graças à generosidade dos familiares do doador, que mesmo em um momento de sofrimento pela perda, autorizaram a captação dos órgãos", disse Tony Graciano.

O corpo de Vitor Hugo Barbosa Soares será velado na cidade de Miguelópolis. O horário ainda não foi divulgado pela família.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários