NOVO REVÉS

Justiça concede direito de resposta a Alexandre Ferreira

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo/GCN
462550c96f38ace9ec21e51da06a0852.jpg
462550c96f38ace9ec21e51da06a0852.jpg

A Justiça Eleitoral concedeu direito de resposta ao prefeito e candidato à reeleição Alexandre Ferreira (MDB), por conta de declarações consideradas ofensivas feitas por seu adversário na disputa pela prefeitura de Franca, João Rocha (PL), durante o horário eleitoral gratuito no rádio. Em decisão proferida nesta sexta-feira, 13, o juiz determinou que a resposta seja veiculada nos mesmos veículos e blocos de inserções, no espaço reservado a João Rocha.

O pedido de Alexandre foi motivado por afirmações feitas por João Rocha no horário eleitoral do dia 9 de setembro, onde o candidato o acusou de “mentir” e “ludibriar” o público. Segundo a decisão judicial, as expressões utilizadas atingem a honra de Alexandre Ferreira, justificando o direito de resposta.

Na sua defesa, João Rocha argumentou que as expressões foram usadas em referência a promessas não cumpridas por Alexandre Ferreira. Durante a disputa eleitoral de 2020, Alexandre afirmou que não fecharia comércio, indústrias e igrejas, mas acabou adotando medidas de lockdown durante a pandemia. O juiz destacou que o fechamento foi uma medida comum, adotada por autoridades em diversos países, diante do agravamento da pandemia.

“Condições adversas, alheias à vontade do requerente, que era o prefeito de Franca na ocasião, e que o levaram a tomar medidas diversas daquelas que disse que não tomaria, não o tornam um mentiroso ou ludibriador”, afirmou o juiz Humberto Rocha na sua decisão. Ele ressaltou ainda que, embora o livre exercício de opinião seja garantido, as acusações feitas por João Rocha extrapolaram o limite do debate político aceitável.

A decisão impõe ainda uma multa diária de R$ 1.000,00 para o caso de descumprimento decisão judicial.

A vitória de Alexandre Ferreira na disputa judicial contra João Rocha foi a segunda em dias consecutivos. Na quinta-feira, 12, o prefeito obteve decisão judicial que proíbe João Rocha de fazer ilações sobre o comando do hospital estadual, em construção, e o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

8 Comentários

  • ADILSON 2 dias atrás
    Tipico bolsonarista, fala o que ,e acha , que esta num pais sem lei , se acham os dono da lei
  • Darsio 2 dias atrás
    Aplaudo de pé todos aqueles que lutaram contra a covid, em especial os enfermeiros que ficaram na linha de frente dessa guerra e, foram nossos grandes e verdadeiros heróis. Aplaudo o ex-governador, João Dória, que sacrificou sua vida política em defesa da vacinação e de outras medidas de luta contra a doença, mesmo eu nunca tendo votado nele. Por outro lado, muitos bolsonaristas que compartilharam das ideias insanas de seu mito, deveriam ser processados, pois são sim coautores das centenas de milhares de mortes provocadas pela doença. Débeis mentais que, viraram as costas para as ciências e pregaram contra a vacina, que defendiam a exposição das pessoas ao vírus e o uso de medicamentos ineficazes e sem ter um mínimo de formação como pesquisador. E, agora temos um candidato recorrendo a essa insanidade mental dos bolsonaristas para se promover. E, sorte dele que em Franca o gado bolsonarista é numeroso.
  • Marcos 2 dias atrás
    Apesar de não ser um bom prefeito não dá o direito desse senhor chamado João Rocha mentir tanto como o seu apoiador inelegível.
  • Antonio Carlos 2 dias atrás
    O que pega nessa fita e que deixa o Jão Pulo da vida é esse babado que ele falou lá que existe pra quem administrar o hospital do filé que leva quem ganhar a prefeitura, manja?. E duvido não, em treta de eleições as gambiarras são contadas mesmo.
  • Brincadeira 2 dias atrás
    Sr Alexandre soltou uns panfletos e prometeu uns serviços para algumas pessoas e fala que foi ele que trouxe o ospital para cidade vamos ver quem fala a verdade
  • Valeska 2 dias atrás
    Como pode o cidadão se filia ao partido que possui a maior quantidade de bandidos e se acha no direito de calúnias os outros eleitores de bem digam não aos candidatos do PL
  • Valeska 2 dias atrás
    Este cidadão se juntou ao que há de pior na política como Valdemar da Costa Neto , que já cumpriu pena por um rosário de crimes e que já morou com a atual esposa de Bolsonaro que tem contra si várias acusações sobre crimes diversos como falsificação de cartão de vacina ,apropriação indevida de objetos pertencentes a União entre tantos outros se acha no direito de caluniar os outros tá achando que todo mundo é trouxa como aqueles que embaixo de sol escaldante foram ver de perto o farsante que daqui a pouco estará lá na Papuda ou Tremembe
  • Anonimous 2 dias atrás
    Esse é o modus operandi bolsonarista, como nunca divulgam projetos, mentem, ofendem, inventam notícias, lastimável o apoio de tantos que se dizem do bem.